Após dois anos, mistério de macaca que engravidou “sozinha” é descoberto

Caso aconteceu no zoólogico de Nagasaki e foi resolvido após testes de DNA com amostras de cabelo e fezes

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Momo, uma macaca que vivia isolada em uma jaula com arames e tábuas no Zoológico e Jardim Botânico de Kujukushima, em Nagasaki (Japão), surpreendeu os funcionários ao aparecer grávida em 2020.

O animal deu à luz em fevereiro de 2021, mas só agora o “mistério” de como e de quem ela engravidou foi solucionado. -- Em um estudo que demorou dois anos, o teste de DNA para descobrir a paternidade do filhote foi realizado com amostras de cabelos e fezes.

Momo, uma macaca que vivia isolada em uma jaula com arames e tábuas no Zoológico e Jardim Botânico de Kujukushima, em Nagasaki (Japão) (Foto: Reprodução)

A superintendente do zoológico, Jun Yamano, revelou ao site Vice News que a demora para realizar o teste se deu pela superproteção de Momo ao filhote, já que os responsáveis pela coleta dos materiais não conseguiam chegar perto.--Com o teste de DNA, foi comprovado que Momo se relacionou com um macaco do mesmo zoológico. Itoh, um gibão de 34 anos, vivia em uma outra gaiola, mas era colocado em um espaço de exibição aos visitantes, assim como Momo.

Um buraco de 9 milímetros de diâmetro na parede que divide este espaço foi suficiente para os dois animais copularem.

Agora, o zoológico pretende unir a família em uma única gaiola. Yamano reforçou como é importante que os macacos se sintam confortáveis juntos antes de ficarem no mesmo recinto: “Eles precisam se acostumar primeiro. Mas espero que vivam juntos como uma família”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES