Baleias encalham em praia no Rio de Janeiro e banhistas entram em pânico

Houve gritos e corre e corre. Outro grupo tentou ajudar os animais. A Fundação do Meio Ambiente apura o que causou o encalhe.

Baleias encalham em praia no Rio de Janeiro e banhistas entram em pânico | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três baleias encalharam neste sábado (31) na Prainha, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, mas banhistas entraram em pânico pensando se tratar de um ataque de tubarão contra os outros animais. Um vídeo  que circula nas redes sociais mostra gritos, correria e outro grupo tentando ajudar os animais que se debatiam na orla da praia.

As imagens mostram ainda a água escura, sugerindo mancha de sangue. Ao g1, a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtec), disse que uma equipe foi verificar a situação, mas, quando chegou, os animais não se encontravam mais no local, provavelmente, tendo conseguido voltar para o mar.

Baleias encalham em praia no Rio de Janeiro e banhistas entram em pânico (Foto: Reprodução)Disse ainda que está apurando o que provocou o encalhe. Confirmando que, realmente, não havia tubarão e sim cetáceos odontocetos, que são espécies de baleias. A Funtec alertou ainda sobre a importância de não se aproximar dos animais encalhados e não tocar neles para evitar acidentes e manter a segurança de todos.

"Nesses casos o mais aconselhável é aguardar a chegada de equipes especializadas para ajudar o animal", disse.

De acordo com o biólogo especialista em cetáceos, Marcelo Tardelli, é muito provável que a espécie seja cachalote anão. "Se confirmada, é a primeira vez que essa baleia aparece em Arraial e é considerada uma espécie rara, sendo um importante registro para a ciência", ressaltou o município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES