Cão salsicha pode ser banido na Alemanha se projeto for aprovado; entenda

Nova legislação faz parte de uma reforma nas leis de proteção animal do país

Cão salsicha pode ser banido na Alemanha se projeto for aprovado; entenda | Freepik/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

raça de cães Daschunds, popularmente chamada de "cães salsicha", enfrenta o risco de extinção na Alemanha caso um projeto de lei submetido em fevereiro deste ano seja aprovado, conforme a principal associação de criadores de cães do país. Este projeto, incluído como parte de uma revisão da legislação alemã de proteção animal, foi destacado pelo jornal britânico The Telegraph. 

COMBATER PRÁTICAS CRUÉIS NA CRIAÇÃO: Conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura alemão, a nova legislação tem como objetivo enfrentar práticas cruéis na criação de animais, especialmente aquelas relacionadas às "características reprodutivas que causam 'dor, sofrimento e danos' às gerações subsequentes". 

"O projeto lista várias características de doenças que podem levar à proibição da criação de cães saudáveis. Infelizmente, muitas das características mencionadas são vagas e ambíguas. Isto deixa muito espaço para interpretação, o que acarreta o risco de interpretações incorretas ou exageradas", diz a VDH em uma nota divulgada em seu site oficial.

INCERTEZA JURÍDICA: Conforme a organização, a implementação da nova legislação pode gerar "grande incerteza jurídica" entre autoridades, criadores, veterinários e proprietários de cães. A VDH lançou uma petição online contra a lei, que já atraiu mais de 12 mil assinaturas.

"As características 'anomalias do sistema esquelético' listadas na lei poderiam ser interpretadas como uma proibição da reprodução de qualquer desvio significativo de tamanho (...) Este termo pode, por exemplo, ser atribuído ao comprimento das pernas de Dachshunds e outras raças de cães pequenos", diz a associação, que cita ainda Beagle, Terrier e Schnauzer como outras raças ameaçadas pela lei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES