Cientistas descobrem nova espécie de morcego na África

As peculiaridades do morcego laranja e preto foram o que mais chamou a atenção dos cientistas.

Morcego | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas na Guiné descobriram uma nova espécie de morcego inédita, com coloração laranja e preta. O novo animal, cujo nome científico é Myotis nimbaensis, foi avistado pela primeira vez em uma expedição em 2018. A descoberta foi divulgada pela organização Bat Conservation International (BCI).

A pesquisa realizada inicialmente tinha como objetivo descobrir informações sobre uma outra espécie de morcego, a Hipposideros lamottei, que está “criticamente ameaçada de extinção”. Porém, as peculiaridades do morcego laranja e preto foram o que mais chamou a atenção dos cientistas.

Morcego (Foto: reprodução)

Após dois anos, os pesquisadores confirmaram por meio de uma análise genética que se tratava realmente de uma nova espécie, que vive na região do Monte Nimba. “Assim que olhei para ele [o morcego laranja e preto], concordei que era algo novo”, disse Nancy Simmons, líder do estudo e integrante do Conselho Internacional de Conservação de Morcegos.

 “Então começou o longo caminho de documentação e coleta de todos os dados necessários para mostrar que ele é realmente diferente de qualquer outra espécie conhecida”, recordou Nancy.

A nova descoberta faz um alerta para o fato de que a nova espécie também esteja “em perigo crítico”. “Em uma era de extinção, uma descoberta como esta oferece um vislumbre de esperança [para a conservação da mesma]”, afirmou Winifred Frick, cientista-chefe da Bat Conservation International.

De acordo com o UOL, a BCI trabalha em uma parceria com a mineradora local, a SMFG (Société des Mines de Fer de Guinée), para construir túneis para as diferentes espécies de morcego que habitam na área montanhosa de Nimba. Os abrigos reforçados devem durar séculos, separando os animais dos projetos de mineração na intenção de protegê-los da intervenção humana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES