Comportamento das araras-azuis revela intensa relação familiar e monogamia

. Essas aves formam pares estáveis que, em geral, permanecem juntos ao longo da vida.

Comportamento das araras-azuis revela intensa relação familiar e monogamia | Reprodução/TV Mirante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) têm chamado a atenção dos pesquisadores por seu comportamento reprodutivo e sua forma de organização familiar. Um estudo conduzido pela bióloga Neiva Guedes, integrante da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e presidente do Instituto Arara-Azul, revela algumas particularidades sobre a vida dessas aves. Com informaçõe do UOL.

Uma característica que chama muita atenção é a monogamia observada nas araras-azuis. Essas aves formam pares estáveis que, em geral, permanecem juntos ao longo da vida. Os casais compartilham tarefas como cuidar dos ninhos, alimentar os filhotes e buscar alimentos.

Comportamento das araras-azuis revela intensa relação familiar e monogamia (Foto: UOL)

Segundo os estudos de campo, a maioria dos casais permanece fiel durante toda a vida, apesar de a monogamia não ser uma regra inflexível para todos os indivíduos da espécie. Em caso de morte de um dos parceiros, novos pares podem se formar, mas há casos em que a fidelidade persiste mesmo após a perda do companheiro.

As araras-azuis iniciam sua vida reprodutiva alguns anos após a formação do par, geralmente entre dois a três anos após o início do relacionamento. Essa demora na reprodução mostra que essas aves dedicam tempo ao fortalecimento de sua relação antes de procriar.

O período reprodutivo é marcado por uma intensa relação sexual entre os casais, mesmo quando a fêmea está chocando o ovo ou cuidando do filhote recém-nascido. Esse comportamento sexual frequente no dia a dia diferencia as araras-azuis de muitas outras espécies animais.

Além do forte vínculo entre os casais, a relação familiar também é notável com os filhotes. Ao contrário de algumas aves que abandonam os ovos ou filhotes quando perturbados, as araras-azuis são extremamente cuidadosas com suas crias. Elas realizam um trabalho de limpeza das penas dos filhotes, um comportamento que encanta os observadores.

O comportamento reprodutivo e familiar das araras-azuis é fundamental para a conservação da espécie, que enfrenta desafios como perda de habitat e caça ilegal. O estudo aprofundado sobre o comportamento dessas aves auxilia na elaboração de estratégias de conservação mais efetivas, garantindo a preservação dessa espécie magnífica em seu habitat natural



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES