Dezenas de escorpiões de até 7 cm são flagrados em barranca no Paraná

Os escorpiões flagrados nas imagens são da espécie Tityus serruiatus, também conhecida como escorpião amarelo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezenas de escorpiões são flagrados andando em barrancas de Porto Rico, no Paraná. Segundo a 14ª Regional de Saúde, as imagens são verídicas, e no local há muito lixo, como garrafa de vidro e embalagem de isopor.

A Vigilância Sanitária deve tomar as providências necessárias. O chefe do setor, Walter Sordi, afirma que outras cidades atendidas pela Regional também estão em situação semelhante a de Porto Rico.

Dezenas de escorpiões de até 7 cm são flagrados em barranca no Paraná | Foto: Redes SociaisA Prefeitura de Porto Rico explica que essa aglomeração ocorre porque os animais buscam um local seco com a cheia do Rio Paraná. "Essa quantidade vista serve como um alerta para que a população se atente aos cuidados e medidas de prevenção", pontua a chefe da Vigilância Sanitária de Porto Rico, Andreia Crespilho.

As principais medidas para evitar o aparecimento de escorpiões nas casas são: manter o ambiente limpo; não acumular folhas secas e lixo; eliminar fontes de alimento para os escorpiões; manter fossas vedadas; vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borrachas; e telar as aberturas de ralos, tanques e pias.

Os escorpiões flagrados nas imagens são da espécie Tityus serruiatus, também conhecida como escorpião amarelo. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), essa é uma das quatro espécies mais vistas no Paraná e pode chegar aos 7cm de comprimento. O veneno é altamente tóxico e pode levar à morte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES