Felino raro, gato-de-pallas é encontrado durante expedição no Monte Everest

Os exploradores recolheram amostras de DNA que estavam no terreno que revelaram a presença de, pelo menos, dois gatos-de-pallas nessa área.

Felino raro, gato-de-pallas é encontrado durante expedição no Monte Everest | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe de exploradores e investigadores reunida pela revista científica National Geographic encontrou no monte Everest, o pico mais alto do mundo, a espécie de felino gato-de-pallas que existe somente naquela região e está ameaçado de extinção. O animal foi visto no Parque Nacional de Sagarmatha, nos arredores dos Himalais, no Nepal, o que gerou uma comoção entre os pesquisadores.

“É fenomenal descobrir vestígios desta rara e marcante espécie no topo do mundo”, disse Tracie Seimon, membro do “Wildlife Conservation Society’s Zoological Health Program” que liderou a equipe.

Felino raro, gato-de-pallas é encontrado durante expedição no Monte Everest (Foto: Reprodução)A expedição pelo Everest, que começou em 2019 e que recebeu o nome de "2019 National Geographic and Rolex Perpetual Planet Everest Expedition", contava com cientistas de várias partes do mundo, além e investigadores especializados em vida selvagem. 

“A jornada de quase quatro semanas foi extremamente recompensadora”, tanto que “a descoberta do gato-de-pallas no Everest ilumina a riqueza da biodiversidade deste remoto ecossistema de grande altitude e estende o reconhecimento desta espécie a leste do Nepal”, explicou Seimon que trabalha no jardim zoológico do Bronx, em Nova York.

Os exploradores recolheram amostras de DNA que estavam no terreno que revelaram a presença de, pelo menos, dois gatos-de-pallas nessa área, além de outros vestígios de pikas (uma espécie de lebre pequena) e doninhas da montanha, que servem de alimentos para os felinos.

O gato-de-pallas é proveniente da Ásia Central, mas também pode ser encontrado na Sibéria. Esta é uma espécie atualmente protegida devido ao risco de extinção.

Felino raro, gato-de-pallas é encontrado durante expedição no Monte Everest (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES