Frio provoca chuva de iguanas 'congeladas' no Sul da Flórida

Os lagartos não estão mortos, apenas imobilizados devido as baixas temperaturas, diz agência meteorológica

Iguanas congeladas | Iguanas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma onda de frio no Sul da Flórida, nos Estados Unidos, está derrubando iguanas de árvores. O estado é uma das regiões mais quentes do território norte-americano, por isso é confortável para os répteis. Assim que o inverno se intensifica e as temperaturas caem, contudo, o organismo desses animais reage de uma maneira curiosa.

“As iguanas são de sangue frio. Eles diminuem a velocidade ou ficam imóveis quando as temperaturas caem”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA Miami-Sul da Flórida no Twitter no domingo. “Eles podem cair das árvores, mas não estão mortos.”

Frio provoca chuva de iguanas 'congeladas' (Foto: reprodução)

Vídeo!

As temperaturas do sul da Flórida atingiram -3,9°C na manhã de domingo, de acordo com o serviço meteorológico. O nordeste do país foi atingido no sábado por uma tempestade de inverno mortal que levou vários estados a declarar emergências e forçou o cancelamento de mais de 1.400 voos.

A zoóloga Stacey Cohen, especialista em répteis do Palm Beach Zoo, na Flórida, explicou o fenômeno da iguana à estação de televisão WPBF. “Seus corpos basicamente começam a desligar onde eles perdem suas funções e então eles ficam nas árvores nos galhos dormindo e então, porque fica muito frio, eles perdem essa capacidade de se segurar e então eles caem muito das árvores. .”

A maioria dos répteis provavelmente sobreviveria a esse período de imobilização, mas temperaturas congelantes eram uma ameaça à sua sobrevivência, disse Cohen, apontando para uma onda de frio em 2010 que eliminou grande parte de sua população.

Frio provoca chuva de iguanas 'congeladas' (Foto:reprodução)

“O frio é uma coisa muito, muito ameaçadora para eles, porque eles são de partes da América Central e do Sul perto do equador, onde sempre fica muito quente”, disse ela.

As iguanas verdes não são nativas da Flórida, de acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida. Eles foram introduzidos acidentalmente como clandestinos em navios de carga e são considerados uma espécie invasora. Eles podem pesar até 7,5 kg e medir mais de cinco pés (1,5 m) de comprimento. O fenômeno dos lagartos caindo das árvores no tempo frio já aconteceu antes .

As iguanas não são os únicos animais que estão sofrendo neste inverno. Centenas de milhares de peixes de criação morreram de choque térmico em uma lagoa no noroeste da Grécia depois que uma forte tempestade de neve atingiu o país na semana passada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES