Fungo que faz as cobras parecerem múmias acaba de surgir nos EUA

Primeiro caso da doença infectou uma Cobre-rei na Califórnia.

| Cobra-rei com sinais clínicos de doença fúngica da cobra.(Imagem: © Tri County Wildlife Care, Sutter Creek, Califórnia)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma doença recém-nascida está infectando cobras e causa crostas na pele, olhos nas nuvens e inchaço na face. Na tarde de ontem, na Califórnia, EUA, foi identificado o primeiro caso da doença.

Este é o primeiro caso da "doença fúngica da cobra" observada no estado, de acordo com um comunicado do Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW). A cobra-rei infectada foi encontrada na Serra Nevada, no Condado de Amador, por um membro do público que levou o animal "emaciado e sofredor" a um centro de cuidados com a vida selvagem. 

Cobra-rei com sinais clínicos de doença fúngica da cobra.(Imagem: © Tri County Wildlife Care, Sutter Creek, Califórnia)

De acordo com a CDFW, a pele esfarrapada grudava no rosto distorcido do animal, fazendo a cobra de olhos nublados parecer mais uma múmia do que uma criatura viva.

Até o momento, as autoridades ainda não sabem como a doença pode afetar as populações de cobras. No momento, sua principal prioridade é garantir que os humanos não espalhem o fungo para cobras em todo o estado. 

Até o momento, o fungo não causoui perigo a seres humanos. "Não há evidências de que o SFD seja transmissível de cobras para humanos", acrescentou o relatório.

A doença fúngica das serpentes representa uma ameaça para as populações cada vez menores de serpentes, incluindo a cascavel de madeira e a massaauga oriental ameaçada pelo governo federal, de acordo com a declaração do CDFW. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES