Gatos são apegados! Estudo aponta que os felinos reconhecem a voz do dono

Pesquisa foi feita com 16 gatos e utilizou áudios com a voz dos donos dos animais e de pessoas desconhecidas.

Gatos são apegados! Estudo aponta que os felinos reconhecem a voz do dono | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado na revista científica "Animal Cognition" descobriu que os gatos têm uma alteração de comportamento ao ouvirem seus donos se dirigindo a eles. Realizada com a participação de 16 gatos, a pesquisa demonstrou que quando os felinos ouvem a voz de um estranho ou a voz de seu dono dirigida a outra pessoa não há alteração significativa de suas atitudes.

Apesar de diversos estudos já terem demonstrado que o tom de voz humano varia dependendo a quem a pessoa está se dirigindo (crianças, animais etc.), ainda não havia evidências científicas de que os gatos teriam uma resposta comportamental correspondente.

Estudo aponta que os felinos reconhecem a voz do dono (Foto: Springer Nature/Animal Cognition)Apesar de a pequena amostra não ser adequada para medir o comportamento, os autores sugerem pesquisas futuras dedicadas a investigar se esse resultado é igual em gatos mais socializados.

ETAPAS DO ESTUDO

Realizado na Universidade Paris Nanterre, na França, a investigação em três etapas se baseou na gravação da voz do dono do animal e de um estranho, ambos pronunciando frases em dois diferentes tons, um dirigido aos gatos e outro aos humanos.

A primeira parte da pesquisa envolveu um áudio no qual uma pessoa aleatória iniciava falando e, depois, o dono do gato começava a falar. A segunda se baseou na alteração do tom de voz usado pelo dono do gato. A terceira etapa foi igual, mas com a voz de um estranho.

Os autores registraram e classificaram a intensidade do comportamento dos gatos reagindo ao áudio, verificando comportamentos como repouso, movimentação da orelha, dilatação da pupila e movimentação da cauda, entre outros.

RESULTADOS

Na primeira fase, 10 dos 16 gatos mostraram uma diminuição na intensidade do comportamento ao ouvir três clipes de áudio da voz de um estranho chamando-os pelo nome. No entanto, ao ouvir a voz de seu dono, a intensidade do comportamento aumentou significativamente.

"Os gatos exibiram comportamentos como virar os ouvidos para os alto-falantes, se movimentar mais pela sala e dilatar a pupila ao ouvir a voz de seus donos. Para os autores, essa alteração repentina indica que os gatos podem discriminar a voz de seu dono da de um estranho", cita o autor do estudo.

Na segunda etapa, 10 gatos (8 dos quais eram os mesmos da primeira) apresentaram um comportamento menos ativo ao ouvir o áudio de seu dono em um tom direcionado para adultos, mas aumentaram significativamente mais uma vez seu comportamento ao ouvir o tom direcionado a eles.

Gatos são apegados! Estudo aponta que os felinos reconhecem a voz do dono (Foto: Reprodução)Não foi registrada alteração na intensidade do comportamento na terceira etapa do experimento, quando um estranho estava falando em um tom direcionado para o adulto e depois direcionado ao gato.

"Essas descobertas trazem uma nova dimensão às relações gato-humano, com a comunicação do gato potencialmente contando com a experiência da voz do falante. Eles concluem que os relacionamentos individuais são importantes para que gatos e humanos formem laços fortes", afirmam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES