Onças atraem machos com “falso cio” para proteger filhotes no MT; imagens

Segundo o guia de turismo Ailton Lara, as fêmeas escondem os filhotes e distraem os machos com essa interação, assim elas não precisam entrar em confronto.

Onças atraem machos com "falso cio" para proteger filhotes no MT | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O guia de turismo e gestor ambiental Ailton Lara, de 41 anos, flagrou na terça-feira (19) um "falso cio" entre onças-pintadas, em Porto Jofre, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. A distração é feita pelas fêmeas para proteger os filhotes de possíveis ataques.

Segundo Lara, as fêmeas escondem os filhotes e distraem os machos com essa interação, assim elas não precisam entrar em confronto, já que eles são uma possível ameaça devido ao senso de territorialidade e entrariam em disputa pela mãe.

Onças atraem machos com "falso cio" para proteger filhotes no MT (Foto: Reprodução/Ailton Lara)"Muitas coisas estão mudando na interação delas. Uma das principais evidências dessa distração é que o macho copula com a fêmea por um dia. No seguinte, ela não está mais com ele. Quando é para reprodução, ela fica com ele por cinco dias ou mais e, a cada trinta a quarenta minutos, eles copulam durante o dia para que ela possa engravidar", explicou.

O guia ainda contou que essa distração no "falso cio" acontece em algumas etapas. Primeiro, elas escondem os filhotes e "combinam" um plano de fuga, caso o macho perceba que está sendo confundido.

Depois, a fêmea exala um feromônio para atrair o parceiro. Com a aproximação, o macho faz um movimento de "checagem" ao abrir a boca para tentar entender o cheiro e ter uma leitura completa do ambiente, tal como os gatos fazem às vezes.

No caso registrado nessa terça-feira (19), a onça conhecida como Medrosa estava distraindo o macho Aju, enquanto os dois filhotes, Rio e Marcel, estavam escondidos longe dali.

Um dia depois, o guia avistou os dois filhotes brincando com o restante da família e, em seguida, de volta ao convívio com a mãe, o que comprovou o "falso cio", uma vez que, se fosse para a reprodução da espécie, as onças deveriam passar mais dias juntos.

A tática de "falso cio" livra os filhotes do perigo e afasta o macho (Foto: Reprodução/Ailton Lara)"Mãe é sempre mãe. Ela coloca a vida em risco para proteger os filhos, para proteger a gene", afirmou.

Segundo ele, há três anos esse tipo de comportamento tem se intensificado entre as fêmeas de Porto Jofre.

"Nunca sabemos 100% sobre o comportamento delas. Tudo está sendo estudado agora, devagarinho. Mas a princípio, essa mudança tem sido uma tendência entre as onças fêmeas", disse.

No ano passado, a onça Medrosa havia sido observada fazendo essa distração com outro macho. Porém, ele se deu conta que estava sendo confundido e encontrou os filhotes. Ao tentar atacá-los, ela entrou em confronto com o macho e protegeu os filhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES