Porcos e ratos conseguem respirar pelo ânus, revela estudo

Pesquisadores japoneses se inspiraram em técnica emergencial de alguns peixes para realizar testes

Avalie a matéria:
Porcos e ratos conseguem respirar pelo ânus, revela estudo | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ratos e porcos podem respirar pelo ânus, e talvez todos os mamíferos consigam, segundo uma pesquisa recente. Para isso, é necessário alterar a estrutura de parte do intestino grosso e ventilar oxigênio pelo orifício retal.

O estudo foi publicado na revista Med no último dia 14, e buscava alternativas para o atual sistema de ventilação mecânica, que fornece oxigênio para os pulmões através da traqueia.

Ainda que o sistema de ventilação funcione bem, as máquinas utilizadas por ele nem sempre estão disponíveis, como demonstrou várias crises de saúde durante a atual pandemia de covid-19.

A inspiração da equipe de pesquisa da Tokyo Medical and Dental University, liderada por Takanori Takebe, foram os pepinos-do-mar e um peixe de água doce chamado dojô (Misgurnus anguillicaudatus), ambos capazes de respirar com o intestino.

Técnica exige mudanças químicas nos tecidos intestinais (Foto: Pixabay)

Pesquisas anteriores para tentar descobrir se os mamíferos podem fazer o mesmo, realizadas nas décadas de 50 e 60, foram consideradas inconclusivas.

Sobrevivência com pouco oxigênio

Para descobrir se mamíferos poderiam fazer o mesmo, os pesquisadores colocaram os ratos em ambientes com pouco oxigênio e descobriram que eles eram capazes de sobreviver por cerca de 11 minutos.

Com a ventilação no ânus, 75% deles sobreviveu por cerca de 50 minutos. Com o uso de uma solução líquida oxigenada (perfluorodecalina), os resultados se mostraram ainda melhores, tanto em ratos quanto porcos.

A equipe ressalta que ainda são necessários vários outros testes para saber se humanos são capazes de fazer o mesmo e se é seguro fazê-lo.

Fonte: R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES