Tartaruga Jonathan, o mais velho dos animais terrestres, faz 190 anos

Estima-se que o réptil centenário tenha nascido em 1832, embora possa ser bem mais velho

Tartaruga Jonathan, o mais velho dos animais terrestres, faz 190 anos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ele nasceu logo após a morte de Napoleão e agora é oficialmente o animal terrestre vivo mais velho do planeta. A tartaruga Jonathan completa 190 anos, aproximadamente, na ilha de Santa Helena, onde o imperador francês morreu no exílio, em 1821.

Com base nas medidas de sua carapaça, os especialistas calculam que Jonathan nasceu por volta do ano de 1832 e que cinco décadas depois foi levado para o remoto território britânico no Atlântico Sul, a partir das ilhas Seychelles, de onde se originou.

Tartaruga Jonathan, o mais velho dos animais terrestres, faz 190 anos (Foto: Reprodução / Earth Porn)Mas sua idade é apenas uma estimativa: uma fotografia tirada logo em sua chegada à Santa Helena em 1882 mostra que ele já tinha pelo menos 50 anos, mas certamente era mais velho. Agora, a tartaruga vive uma aposentadoria confortável na residência oficial do governador de Santa Helena, onde seu aniversário será comemorado durante todo o fim de semana com eventos que incluem a emissão de um selo especial.

Sua imagem já aparece nas moedas de 5 centavos e nos selos do órgão de imigração dessa ilha de 4.500 habitantes.

"As guerras mundiais, a ascensão e a queda do Império Britânico, os governadores, os reis e as rainhas que se sucederam... é extraordinário!", enumera.

Tartaruga Jonathan, o mais velho dos animais terrestres, faz 190 anos (Foto: Reprodução / Earth Porn)Embora esperem que continue vivo por muitos anos, as autoridades de Santa Helena já fazem planos para a eventual morte do venerável quelônio: sua carapaça será preservada para a posteridade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES