Após rusga com o PMDB, Firmino admite candidatura ao governo

Após rusga com o PMDB, Firmino admite candidatura ao governo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda repercute na política piauiense a reeleição do vereador Jeová Alencar (PSDB) para a presidência da Câmara Municipal de Teresina, após a votação, que deveria acontecer em 2018, ser adiantada para a semana passada. Hoje, o prefeito se reuniu com secretários e vereadores aliados para discutir o assunto no Palácio da Cidade

Aliados de Firmino Filho acreditam que a reeleição de Jeová Alencar teve influência de forças políticas externas à Casa. O presidente da Assembleia Legislativa chegou a ser apontado como mentor da eleição de Jeová Alencar na Câmara Municipal, em represália ao apoio dado por Firmino Filho ao deputado estadual Fábio Novo (PT) na eleição para a mesa diretora da Alepi.

Nesta segunda-feira (20), o prefeito anunciou a demissão de dois secretários e o consequente rompimento com o PMDB. Foram exonerados James Guerra, da  Fundação Wall Ferraz, e Ricardo Rego, da  Superintendência de Desenvolvimento Rural. O assunto foi o principal destaque do quadro Jogo do Poder de hoje. 

O repórter Efrém Ribeiro conversou com o vice-prefeito da capital, o ex-reitor da UFPI, Luís Júnior, que é do PMDB e afirmou que as discussões em torno deste tema não devem desviar o foco da gestão. 

“No PMDB nós temos dois vereadores e eles votaram e votam conforme sua cabeça, ouvindo as suas lideranças. É um processo normal, eu não me excluí do processo e acho que a gente tem que continuar a trabalhar. Essa é uma coisa tão pequena para que possa interromper ou desviar o foco do que vem acontecendo, que é a grande gestão do prefeito Firmino Filho”, disse. 

Mesmo com o rompimento do prefeito com o PMDB, o vice-prefeito descartou a possibilidade de renunciar ao cargo. “Isso é constitucional e eu penso grande. Penso pelo município e acho que o prefeito Firmino é um grande gestor”, disse. 

De acordo com o jornalista Arimateia Carvalho, o líder do PMDB na Assembleia, deputado estadual João Madison, o relatou que o rompimento de Firmino com o partido já era esperado, tendo em vista o “temperamento explosivo” do tucano. Madison ainda afirmou ao jornalista que o PMDB avalia que Firmino Filho deve ser candidato ao governo do estado em 2018 e que o vice-prefeito Luís Júnior deve apoiar o prefeito. 

Prefeito diz que pode ser candidato a governador

De acordo com o vereador José Filho (PT do B), atual secretário de Juventude da capital, o prefeito declarou no encontro que a reeleição de Jeová Alencar na presidência da Câmara Municipal foi uma tentativa de minar suas possibilidades de ser candidato a governador do Piauí em 2018. Ainda segundo o secretário, o prefeito declarou que tudo o que aconteceu aumentou nele a vontade de ser candidato ao governo no ano que vem. 

“O prefeito entende que está articulação foi muito maior que uma eleição na Câmara. Ele entende que foi uma articulação visando o enfraquecer em relação à eleição do ano que vem. Ao invés de enfraquecer, fortaleceu. O prefeito saiu da eleição com uma base sólida e fortalecida. O que o prefeito disse é que: se ele não tinha vontade de ser governador, hoje ele tem muita vontade e a tendência é que a gente vá para a luta”, afirmou. 

O vereador Joninha (PSDB) ressaltou, na saída da reunião, que a vontade do prefeito de ser candidato a governador aumentou “em dez vezes”. 

“O que o prefeito falou para a gente é que, se ele não tinha nenhuma vontade de se candidatar a governador, agora essa vontade aumentou muito. Por conta de vários fatores. Ele não estava com muita vontade, depois do que fizeram com ele, aumentou dez vezes essa vontade. A gente vai para a luta, é um nome limpo, bom, que não tem envolvimento com nenhuma falcatrua”, destacou. 

Assista ao quadro Jogo do Poder desta segunda-feira (20)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES