SEÇÕES

Construção de corredores de ônibus na Frei Serafim gera polêmica

Construção de corredores de ônibus na Frei Serafim gera polêmica

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Avenida Frei Serafim, localizada no Centro de Teresina, é considerada patrimônio histórico cultural e desde o ano passado Governo e Prefeitura estão impedidos de fazer alterações urbanistas na avenida. No entanto, essa situação pode mudar. A prefeitura informou que pretende construir 7 estações de passageiros dentro do Novo Projeto de Mobilidade Urbana da capital.

A Avenida Frei, considerada a principal via da capital, resistiu a muitas mudanças e sua história se confunde com a da própria cidade. No ano passado, atendendo uma solicitação do Ministério Público, o juiz João Gabriel Furtado, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, proibiu Governo e Prefeitura de fazer alterações no canteiro central.

Na época, o magistrado estipulou multa de até R$ 100 mil para caso de descumprimento da decisão judicial. Este ano poderá ocorrer intervenção na Frei Sarafim com a construção de 7 novas paradas de ônibus. Com isso, algumas árvores precisam ser derrubadas, fato que está causando revolta.

“Não pode tirar, não. Tem que deixar as árvores. Nós plantamos as árvores para fazer sombra, e agora querem retirar?”, questionou seu José, que cuida das plantas na Av. Frei Serafim.

Para construção das estações, que serão para os passageiros de transporte coletivo, parte da arborização pode ser reduzida. A possibilidade de uma nova intervenção divide opinião.

“Eu acho que não é certo, não. Afinal, vão tirar as árvores, não é?”, questiona um senhor de idade. “Eu acho que seria bom para infraestrutura da cidade, e tem a questão da urbanização. Lógico, retirando aqui e replantando em outros locais”, diz um rapaz.

“Eu acho que derrubar uma árvore vai trazer sérios problemas. Nós já temos o problema da temperatura, que já é muito elevada, então isso vai descaracterizar. Eu olho para a paisagem aqui e acho muito bonito”, diz um terceiro.

Para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, é preciso uma avaliação mais rigorosa do projeto. “Eu acho que no momento em que a Prefeitura está revisando o Plano Diretor, esse é um momento para se discutir as questões da cidade. A Frei Serafim não pode virar simplesmente um corredor de transporte, porque essa avenida tem uma característica específica: ela é uma avenida histórica, faz parte da história de Teresina. Então de repente você coloca ali, sem nenhum estudo aprofundado, qualquer objeto no corredor ou no meio da avenida, ele vai ferir a paisagem. A Frei Sarafim é protegida por lei”, afirmou Emanuel Castelo Branco, presidente do Conselho de Arquitetura.

A Prefeitura garante que as intervenções na avenida serão feitas. As estações serão construídas na área onde não há árvores. “A principal condição nossa é que nenhuma árvore será retirada do canteiro central. Outra condição também, o tamanho, a dimensão do canteiro não será modificada. A gente pretende que dê confronto ao usuário, porque lógico que temos aquelas reclamações das pessoas nas paradas de ônibus no calor, sem cobertura. Então tudo isso nós temos que considerar”,  informou Jhamille Almeida, secretaria de Planejamento Urbano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos