Vice-presidente da OAB-PI analisa intervenção federal no Rio

Vice-presidente da OAB-PI analisa intervenção federal no Rio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, advogado Lucas Vila, esteve no Jorna Agora desta terça-feira (20) para comentar os aspectos e consequências da intervenção federal na área da Segurança Pública do Rio de Janeiro. A intervenção foi aprovada, ontem, na Câmara Federal e será votada no Senado nesta terça-feira. 

De acordo com Lucas Vila, a situação no Rio de Janeiro tem causado perplexidade à OAB. Segundo ele, a precisa ocorrer dentro dos limites da Constituição Federal, preservando o estado democrático de direito. 

“Nós estamos acompanhando esta situação com bastante preocupação e bastante perplexidade, com tem acompanhado a OAB do Rio de Janeiro e o próprio Conselho Federal da OAB. A intervenção federal tem previsão legal, mas, precisa se dar dentro dos limites da Constituição e dentro do estado democrático de direito. A gente não pode imaginar que essa intervenção federal se transforme em um regime de excessão em que as regras e direitos fundamentais que todos os indivíduos e cidadãos brasileiros têm fique suspensos, com uma carta branca sendo entregue às Forças Armadas”, afirmou.  

O vice-presidente da OAB-PI ainda afirmou que não previsão legal para a expedição de mandados de busca e apreensão coletivos para incursões do Exército às comunidades do Rio de Janeiro, proposta defendida pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, na última segunda-feira. 

“O código de processo penal é muito claro sobre os requisitos para o mandado de busca e apreensão, que não pode ser genérico sob pena de ser nulo. O fato de ser decretada uma intervenção federal, não deixa suspenso o ordenamento jurídico. A intervenção é possível, prevista constitucionalmente, o interventor tem poderes de intervir as ocupações e competências da segurança daquele estado, mas, jamais de revogar o texto da lei”, destacou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES