Campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro será conhecida nesta quarta

Resultado sai hoje às 16h

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Qual escola de samba será campeã do carnaval 2019 do Rio? A resposta para essa pergunta será divulgada pela Liga Independente das Escolas do Samba (Liesa) nesta quarta a partir das 16h30, quando acontece a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Em 2019, a divulgação das notas terá algumas modificações em relação ao ano passado.

A mudança mais importante diz respeito aos julgadores reservas. Em 2018, seus nomes foram divulgados dias antes da realização dos desfiles e suas notas eram aproveitadas apenas em caso de ausência dos titulares. Neste ano, todos os 54 avaliadores escolhidos assistiram as apresentações em igualdade de condições e um sorteio entre 12h e 13h desta quarta-feira, na sede da Liesa,  vai definir quais serão os 36 titulares e os 18 reservas (dois para cada quesito).

No mesmo horário, outro sorteio decidirá a ordem de leitura dos quesitos, que servirá de critério de desempate. Ou seja, se duas escolas chegarem ao fim com a mesma pontuação, quem tiver ido melhor no último quesito leva o título. Se o empate se mantiver, ganha aquelas com as melhores notas no penúltimo quesito e assim por diante.

Como acontece tradicionalmente, as escolas serão avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasias, harmonia mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. A cada um deles, serão contabilizadas as quatro notas dos quatro julgadores titulares, com a menor delas sendo desconsiderada no cálculo final. Com diferença decimal, as notas podem variar entre 9 e 10.

O que os julgadores avaliam

Cada quesito abrange diferentes aspectos do desfile, que devem ser avaliados pelos respectivos julgadores segundo critérios pré-definidos. Nesse julgamento, a impressão dos espectadores não deve ser levada em conta. A única exceção prevista no regulamento é comissão de frente, quesito no qual é recomendado ao avaliador considerar a capacidade da comissão "de impactar positivamente o público, no momento da apresentação da Escola".

É bom lembrar que, além dos pontos perdidos no julgamento, as agremiações podem ser penalizadas pelo descumprimento das chamadas obrigatoriedades - como, por exemplo, o cumprimento do tempo máximo de 75 minutos de desfile. Esse pode ser o caso da Unidos de Vila Isabel, que ultrapassou esse limite em 1 minuto.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES