Cardiologista alerta para os excessos durante os quatro dias da folia

Fatores como privação do sono, desidratação e esforço físico excessivo podem levar ao agravamento de doenças.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carnaval é sinônimo de alegria e descontração, porém neste período de festa é preciso ter atenção quanto aos excessos, o uso indiscriminado de bebidas alcoólicas, cigarros e até mesmo drogas ilícitas pode prejudicar a saúde do folião, principalmente aqueles que já possuem algum problema crônico, como por exemplo a hipertensão arterial.

Para a festa não terminar mal, o cardiologista do Sistema de Saúde Hapvida, Maurício Landim, indica que é necessário ter cautela para evitar uma piora no quadro clínico e prejudicar a saúde do coração. Fatores como privação do sono, desidratação e esforço físico excessivo podem levar ao agravamento de doenças. "O ideal é que os foliões tenham cuidado para não exagerar no uso de bebidas alcoólicas, no cigarro e outras drogas; o consumo frequente pode ocasionar em um aumento permanente da pressão, o que é um perigo a mais", indica.

Os foliões que possuem uma vida sedentária e realizam um grande esforço físico durante a folia também devem ficar atentos para não passar da dose. A festa está liberada, mas com moderação. O cardiologista do Hospital Rio Poty ainda alerta para a necessidade de adotar uma alimentação balanceada, maioneses, frituras alimentos gordurosos devem ser evitados. "Os foliões precisam descansar bem para enfrentar os dias de folia, também é importante que evitem alimentos gordurosos e frituras, isso influencia na saúde do paciente e pode evitar danos, principalmente aos que possuem uma doença crônica. A diversão é permitida, mas é preciso ter moderação", sinalizou.

Uma das dicas para os foliões curtirem o Carnaval sem riscos para a saúde é poupar as energias, por exemplo, se sair num bloco à noite, descansar pela manhã ou na tarde. Além disso, é recomendável que se evite ficar sem dormir; já que tal desgaste físico pode se refletir durante e após a folia carnavalesca. Também vale frisar que portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, alergia a glúten, por exemplo) não podem interromper a medicação neste período. Pensando nisso, o médico do Sistema de Saúde Hapvida aponta que sempre é importante procurar a orientação profissional para enfrentar a maratona de festas sem traumas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES