Esperança Garcia é homenageada durante desfile da Mangueira

Rainha de bateria da Mangueira representa a escrava Esperança Garcia na Sapucaí: ‘Mulher corajosa’.

| Marcos Serra Lima
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o enredo 'Histórias para Ninar Gente Grande', onde dá voz a personalidades históricas que não são lembradas com frequência nos livros, a Estação Primeira de Mangueira homenageou Esperança Garcia na Marquês de Sapucaí, primeira advogada do Piauí. Neste sentido, coube a rainha de bateria da agremiação Evelyn Bastos representar essa mulher forte do Piauí, que deu voz aos excluídos e ficou marcada para sempre no Estado. 

“Ela foi considerada a primeira mulher advogada do Piauí. É importante em muitos aspectos. A Esperança Garcia hoje na minha fantasia representa o pobre, o favelado e, sobretudo, a mulher negra, porque nosso comprovante de residência já sofre um preconceito.Mas resolvemos retratá-la em forma de rainha. É uma homenagem”, diz ela.

Com referências étnicas e com tapa-seios no look, Evelyn quer levantar o discurso político através do carnaval. “Carnaval não é só nudez, é discurso político. Acho importante a fantasia trazer um discurso, porque tem a manifestação cultural em forma de arte. Ter um discurso político é fundamental para a nossa história enquanto carnaval.”

Crédito: Marcos Serra Lima/G1

Crédito: Marcos Serra Lima/G1

Crédito: Marcos Serra Lima/G1

Crédito: Marcos Serra Lima/G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES