Zé Pereira de Timon arrasta 20 mil pessoas na primeira noite

Com sucesso de público, festa contou com performances de Harmonia do Samba, Banda Tribales e muito mais na primeira noite.

| Edi Vasconceles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Carnaval no Maranhão se reinventou com o Zé Pereira de Timon que este ano completou 20 anos. A Avenida Piauí ferveu ao som de muita música e foi sucesso de público com uma multidão que vibrou com a banda baiana Harmonia do Samba.  Segundo a Polícia Militar, a sexta (14) cerca de 20 mil pessoas se divertiram com tranquilidade na primeira noite. Com segurança e organização, o pré-carnaval continua hoje (15) e domingo (16) animando o leste maranhense.

A noite de sexta reuniu um público de todas as idades e atrações que estão no gosto popular e no gingado dos hits baianos. Às 22h, o Harmonia do Samba abriu o evento com seus maiores sucessos. Xandy além de cantar seus sucessos “Vem neném”, “Tic Nervoso”, levou clássicos do Carnaval e até forró. “Palmas para vocês, que coisa linda estar aqui. Trouxe músicas novas do nosso Canal e do DVD gravado agora”, destacou.

Sandy cantou do início ao fim e levou seus maiores sucessos no Zé Pereira de Timon. Foto: Edi Vasconceles.

Apostando na festa, Helena Maria, não deixa de participar com família e amigos. “Participo desde quando o Zé Pereira começou, a festa está maravilhosa, é união e alegria, venho até domingo”, aposta a cozinheira.

O secretário municipal de cultura, Saney Sampaio, avalia que o Zé Pereira de Timon está firmado como evento para a família timonense e em 2020 tem programação infantil. “A Prefeitura está fazendo todo um esforço de levar uma estrutura com toda segurança e alegria para os foliões. Domingo vamos inaugurar o bloco infantil para crianças e para toda a família, com certeza o Zé Pereira serão três dias de muita festa”, mencionou.

Público de todas as idades se destacaram no meio do vai vém da festa. Foto: Edi Vasconceles

A Prefeitura de Timon com apoio do Governo do Estado do Maranhão realiza o projeto carnavalesco.

Atrações agitam corredor da folia

A Banda Tribales também arrastou a multidão de pessoas no corredor da folia. Xandy ainda fez um dueto com Leiliane, vocalista da Tribales no encontro dos trios no meio da avenida e agradeceu o carinho de estar em Timon. Com guitarras apressadas, percussão precisa e com ritmos coreografados, o público ferveu em uma verdadeira explosão à swingueira.

Multidão seguiu os trios com coreografias. Foto: Edi Vasconceles

Um forte esquema de segurança da Polícia Militar com o apoio da cavalaria, Guarda Municipal, Dmtrans e Corpo de Bombeiros garantiu um evento tranquilo e sem ocorrências. Com barreiras em ruas laterais e com agentes fazendo revistas, foi possível evitar o acesso de armas e drogas.

“São 400 policias militares, mais agentes da Guarda Municipal e de segurança privada que estão dando um suporte muito grande nas revistas de forma que estamos satisfeitos com o esquema de segurança que foi montado. Até domingo o evento segue com paz e tranquilidade”, contabiliza o comandante Waldemar Ribeiro.

A secretaria de saúde levou 80 agentes de endemias para inspecionar a região no controle do mosquito da dengue além de agentes da vigilância sanitária. “Estamos fazendo a fiscalização dos alimentos comercializados aqui distribuindo tocas, luvas e aventais. Estamos com ações sobre educação sexual levando preservativos e temos um consultório com médicos, enfermeiros e matériais caso ocorra alguma ocorrência aqui além de três ambulâncias estarem em pontos estratégicos na avenida para dar suporte ”, ressaltou o secretário de saúde Márcio Sá.  

Comerciantes 

No vai e vem da folia, figura fácil em eventos estão os barraqueiros que abastecem os foliões com comidinhas e bebidas.  Ao todo, 200 deles estavam espalhados ao longo do corredor. O barraqueiro Érique Rodrigues sabe que o aquecimento às vendas já é garantido. “Já estou esperando para ter uma boa venda ainda mais porque a festa vai até domingo”, admitiu.

Acesso e Trânsito

O primeiro dia da festa registrou engarrafamentos em relação às pontes Nova e Metálica. "Tivemos alguns acidentes nas vias paralelas como na venida Maranhão por conta da chuva e  um carro quebrado. No sábado e domingo as vias estarão livres e a tendência é que o trânsito seja bem mais tranquilo”, garante o diretor de trânsito, Ronaldo Gonçalves.

Neste sábado (15), quem sobe no trio é Rubynho (Os Bambaz), com muita swingueira, e o cantor Luketta, com o sucesso “Pirulitinho”.   E, fechando a festa, no domingo (16), tem o sertanejo universitário do cantor cearense Matheus Fernandes, que está estourado com o hit “Sonâmbulo”, além do bloco infantil e dos tradicionais Blocos de Sujo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES