Debate com candidatos à Prefeitura de Timon

Debate com candidatos à Prefeitura de Timon

Encerrada

Cobertura iniciada em 01/11/2020 - 17:32
  • 20h:38m
    Domingo 01/11/2020

    Assista na íntegra o debate com os candidatos à Prefeitura de Timon

  • 20h:37m
    Domingo 01/11/2020

    Debate com candidatos à Prefeitura de Timon chega ao fim

    O debate realizado pela Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de Timon na noite de domingo (1º), chegou ao fim. No próximo domingo (08), a emissora vai realizar debate com candidato a prefeito de Campo Maior.

    Debate com candidatos à Prefeitura de Timon chega ao fim - Imagem 1

  • 20h:32m
    Domingo 01/11/2020

    Considerações finais:

    Dinair Veloso (PSB): Quero agradecer mais uma vez ao Sistema Meio Norte de Comunicação e me dirigir aos timonenses, que vocês tiveram a oportunidade de conhecer a professora Dinair, enquanto secretária e quero ser prefeita para continuar trabalhando para a cidade inteira e essa experiência me preparou para ser prefeita e gerencias Timon.

    Considerações finais: - Imagem 1

    Erivaldo Lima (PSOL): Agradecer o Sistema Meio Norte, todos os timonenses, gostaria de dizer que somos realmente o novo, moro há 43 anos em Timon, acompanhando todo o processo, de gestões que acham que pode fazer o mais, nós estamos aqui para fazer a mudança, para fazer algo pela cidade, conto com cada pessoa que acompanha o nosso trabalho, nos tiraram de alguns debates, mas estamos aqui, sou Erivaldo Lima 50, prefeito de Timon futuramente.

    Considerações finais: - Imagem 2

    Professora Socoro (MDB): Quero dizer a você que me ouve timonenses, que você vai me ver nas ruas, nas obras, porque nos temos compromisso de criar emprego e renda, trazendo melhorias para nossa cidade, seja para da oportunidade a juventude na cultura e lazer. Estamos vindo com a experiência, com o trabalho, com o compromisso e a responsabilidade que tenho.

    Considerações finais: - Imagem 3

    Jaconias Morais (PSC): Eu quero me dirigir a cidade de Timon que nos acompanha nesse momento, deu para perceber nesse debate quem está realmente preparado para administrar Timon. Fui vereador e me afastei em 2012, vivo da minha profissão, não vivo de política, mas diante dos indicadores eu não poderia ficar de braços cruzados, penso a você uma oportunidade para colocar a cidade onde ela merece estar a partir de 2021.

    Considerações finais: - Imagem 4

    Comandante Schnneyder (Republicanos): Quero trazer você para uma responsabilidade e essa responsabilidade vai vir no próximo dia 15 quando você for votar no seu próximo prefeito, pense que tipo de qualidade as politicas publicas tem alcançado na sua vida, pense nisso, porque é muito sério. Nós temos responsabilidade e pense em que futuro você quer para sua família. Meu nome é Schnneyder, meu número é 10 e peço seu voto.

    Considerações finais: - Imagem 5

  • 20h:27m
    Domingo 01/11/2020

    3º Bloco: Erivaldo Lima (PSOL) responde pergunta do jornalista Daiton Meireles

    Jornalista Daiton Meirelles pergunta: Quais são seus projetos para incluir os jovens no mercado de trabalho e afastá-los da criminalidade?

    3º Bloco:  Erivaldo Lima (PSOL) responde pergunta do jornalista Daiton Meireles - Imagem 1

    Erivaldo Lima (PSOL) responde: Timon hoje é a quinta do Maranhão em violência, queremos trazer um Polo de qualificação na cidade, um projeto voltado no novo, e que faça realmente fazer valer. Digo a cada jovem que vamos cumprir o que está na carta da Pastoral, naquele momento que estava lá 4h da manhã mataram um jovem na Avenida Piauí, transformar Timon em algo novo é nossa missão, temos o projeto 'Trampo Certo', que pode fazer esse jovem adolescente, não será um lugar vazio como o Polo Industrial na cidade.

    Comentário Dinair Veloso (PSB): Investir em jovem é investir em futuro, vamos avançar implantando mais escolas em tempo integral, vamos trabalhar na questão de cultura, o Canta Timon é um exemplo disso, vamos ampliar o Aprova Timon e atrair mais empresas para gerar emprego e renda. 

    Réplica Erivaldo Lima: Não basta só integrar as escolas, não há o ensino voltado para a qualificação profissional em Timon, quando os jovens finalizam o fundamental percebemos que mal sabem ler, finalizando o ensino médio percebemos que precisam de uma qualificação melhor, queremos levar esses jovens ao mercado de trabalho.

  • 20h:22m
    Domingo 01/11/2020

    3º Bloco: Candidata Professora Socorro (MDB) responde pergunta da jornalista Carol Durães

    Pergunta Carol Durães: Candidata, a senhora já foi prefeita de Timon, a senhora acha que essa experiência vai ajuda-la ou os desafios de hoje são diferentes?

    3º Bloco: Candidata Professora Socorro (MDB) responde pergunta da jornalista Carol Durães - Imagem 1

    Resposta Professora Socorro (MDB): A minha proposição traz justamente essa capacidade de reinventar, de reconhecer os erros e corrigi-los e eu tenho certeza que o trabalho que foi feito foi aprovado, na saúde, na educação, na moradia. Eu tenho orgulho da prefeita e fazer uma gestão aberta, buscar melhorias nas políticas públicas e focada nas pessoas, cuidando das pessoas e da cidade, a experiência sempre conta e agora o que fizemos foi nos reinventar e apresentar respostas.

    Comentário Erivaldo Lima (PSOL):  Timonense, vamos apostar no novo, como alguns candidatos que se apresentam como novo, mas que já passaram por gestões como vereador, secretarias. Eu não acredito mais em governos oligárquicos e convido você a fazer uma mudança  em Timon e conto com vocês para fazer essa mudança.

    Réplica Professora Socorro (MDB):: Eu não sou contra o novo, mas a experiência sempre conta e gostaria de dizer que não sou oligárquica, não me candidatei em 2012, nem em 2016 e estou colocando meu nome agora após ter adquirido ainda mais experiência.

  • 20h:20m
    Domingo 01/11/2020

    3º Bloco: Comandante Schnneyder (Republicanos) responde pergunta da jornalista Carol Durães

    Jornalista Carol Durães pergunta: Uma vez vi o senhor falando que gostaria de integrar o sistema de transporte público de Timon com Teresina, como faria?

    3º Bloco: Comandante Schnneyder (Republicanos) responde pergunta da jornalista Carol Durães - Imagem 1

    Comandante Schnneyder responde: Com uma passagem única, vamos abrir espaço para que outras empresas possam fazer esse serviço, vamos gerar uma melhoria no transporte público, as paradas são inexistentes, as pessoas ficam ao relento e temos visto isso diariamente, por isso falei da necessidade dessa integração sólida, que as duas cidades se comprometam com a qualidade do transporte em Timon, se Timon faz parte da Grande Teresina também precisamos trabalhar essa qualidade no transporte, o próximo prefeito tem que ter essa visão humanitária. 

    Comentário Professora Socorro: Não tem como pensar em transporte público sem pensar na integração, mas primeiro é preciso pensar no Plano de Mobilidade do município. 

    Réplica Comandante Schnneyder: Essa integração tem que existir, quando falo em integração, essa qualidade do transporte público, isso também gera auto estima, que o timonense possa dizer: na minha cidade há transporte de qualidade, tem que haver esse comprometimento, há necessidade dessa integração, e dependerá de diálogos francos, humanitários e responsáveis.

  • 20h:12m
    Domingo 01/11/2020

    3º Bloco: Jaconias Morais (PSC) responde pergunta do jornalista Matheus Oliveira

    Pergunta jornalista Matheus Oliveira: Na sua proposta, o senhor se coloca como uma renovação política, mas temos informações de que familiares seus tem  ou já tiveram ligação com a atual gestão, então como o senhor pode dizer que representa uma oposição?

    3º Bloco: Jaconias Morais (PSC) responde pergunta do jornalista Matheus Oliveira - Imagem 1

    Resposta Jaconias Morais (PSC): Nós acreditamos sim no projeto, mas lá atrás, no ano de 1992 que dizia que Timon seria uma cidade promissora, infelizmente, passado em alguns anos a conclusão que temos é que a cidade entrou em declínio, e por isso mesmo que eu e familiares meus nos tornamos oposição para mostrar que tudo que está aí não passa de uma ficção. Errar é normal, mas permanecer no erro é burrice, por isso estou me apresentando sim como uma renovação, e é pelo sentimento de mudança que coloco meu nome a disposição.

    Comentário Comandante Schnneyder (Republicanos): Quero deixar claro que vim em 2017 assumir o batalhão, não foi na intenção de me tornar prefeito de Timon, e nosso nome surgiu de forma natural no meio dessa lama, sou candidato porque houve uma aceitação do nosso nome pelo trabalho que desenvolvemos em Timon.

    Réplica Jaconias Morais: Quero continuar afirmando que estou preparado para administrar a minha cidade, a cidade em que nasci e moro até hoje e tenho certeza que em janeiro de 2021 com Jaconias Morais prefeito vamos ver a cidade crescendo, se desenvolvendo, nós não temos mais como viver em um local onde mais 50% da poplação vive abaixo da linha da pobreza.

    Direito de resposta – Dinair Veloso (PSB) -  Timonenses vocês tem acompanhando dois candidatos que se apresentam como novo, sendo um que foi 4 vezes vereados e outro que foi comandante que se preocupou mais de pesquisas de popularidade do que de cuidar da segurança pública da nossa cidade.

    Direito de resposta – Jaconias Morais – Eu gostaria de dizer que a candidata Dinair está muito equivocada, eu estou preocupado com minha cidade, e não participei de nenhum governo como aliado.

    Direito de resposta – Comandante Schnneyder: Quero dizer que é leviano a candidata dizer que eu me preocupei com pesquisas, eu me preocupei de forma isenta da segurança em Timon, tenho me tornado político porque a população de Timon tem me ensinando, o que houve na minha vida foi algo natural.

  • 20h:09m
    Domingo 01/11/2020

    3º Bloco: Dinair Veloso (PSB) responde pergunta do jornalista Daiton Meireles

    No terceiro bloco, os candidatos respondem perguntas dos jornalistas do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC). Iniciando a rodada de respostas, a candidata Dinair Veloso (PSB), iniciou respondendo a pergunta do jornalista Daiton Meireles, com comentário de Jaconias Morais (PSC).

    Pergunta Daiton Meireles: Durante o período da pandemia muito se falou da parceria Timon e Teresina, a senhora acha que deve continuar essa parceria, ou Timon deve sair da sombra de Teresina?

    3º Bloco: Dinair Veloso (PSB) responde pergunta do jornalista Daiton Meireles - Imagem 1

    Dinair Veloso (PSB) responde: Fomos surpreendidos com a pandemia, e Timon faz parte da Grande Teresina, é claro que essas parcerias continuarão pois são importantes, mas vamos avançar ainda mais na saúde, o timonense lembra que a Policlínica estava fechada e nós abrimos, vamos ampliar, e vamos concluir o prédio do Centro Integrado de Atenção à Mulher, vamos ampliar o Hospital do Parque Alvorada, vamos fortalecer as parcerias a exemplo do que fizemos, pois a atenção básica é a porta de entrada, vamos continuar trabalhando na prevenção e na cura.

    Jaconias Morais (PSC) comenta: Vejo Timon como uma cidade promissora, mas infelizmento hoje temos 44% da população que vive com menos de um salário mínimo, mas claro temos que aproveitar que temos do lado uma capital, Timon temos um serviço público que ainda está muito dependente de Teresina. 

    Réplica Dinair Veloso: É sempre importante se falar que tudo que se investe em saúde é pouco pela seriedade que é, é preciso dizer que Timon evoluiu muito e vamos avançar ainda mais nas parcerias, principalmente para fortalecer a atenção básica e avançar na média e alta complexidade. 

    Direito de resposta - Professora Socorro (MDB): Quero dizer que trabalhei muito na saúde e voê sabe disso timonense, vou lembrar do SAMU Rural, fizemos vários postos de saúde na zona rural, efetivei os agentes de saúde, agente de endemia, fiz o reconhecimento desses profissionais que fazem realmente a saúde de Timon.

  • 19h:50m
    Domingo 01/11/2020

    2º Bloco: Erivaldo Lima (Psol) pergunta para Jaconias Morais (PSC)

    Erivaldo Lima (PSOL) pergunta: O Previne Brasil é um programa que está em funcionamento desde dezembro de 2019 e esse projeto faz com que a saúde através de um cadastro de agentes de saúde. O que o senhor tem de analise desse projeto?

    Erivaldo Lima (PSOL), candidato à Prefeitura de Timon - Foto: Raíssa Morais Erivaldo Lima (PSOL), candidato à Prefeitura de Timon - Foto: Raíssa Morais 

    Jaconias Morais (PSC) responde: Quero aproveitar para parabenizar os agentes comunitários de saúde e precisam trabalhar de forma correta, com salários em dias, valorização e pagamentos de adicionais, e percebemos que os recursos estão vindo, mas não estão sendo aplicados, fazer com que o sistema funcione. Eu tenho o projeto de fazer a regulação interna, fazer o médico trabalhar de segunda a sexta, pela manhã e a tarde. Nós acreditamos em uma saúde pública correta e isso eu irei fazer.

    Comentário comandante Schnneyder (Republicanos)  : Na nossa proposta tem a disponibilização de tabletes, vamos fazer novo concurso público e precisamos realmente ter uma valorização e esse atendimento da atenção básica possa acontecer. Nós iremos informatizar todas as UBS.

    Réplica Erivaldo Lima (PSOL)Eu quero dizer para todos os agentes comunitários de Timon, que vamos fazer uma revisão desse programa, pois os recursos não foram aplicados da forma correta.

    Tréplica Jaconias Morais (PSC): Timonense, a saúde pública de Timon é um dos problemas mais graves da nossa cidade, é preciso refletir sobre isso, infelizmente um governo que não mostrou para que veio e nós vamos pegar o dinheiro que veio para o povo e aplicar de volta para eles.

  • 19h:48m
    Domingo 01/11/2020

    2º Bloco: Professora Socorro (MDB) pergunta para Erivaldo Lima (PSOL)

    Professora Socorro (MDB) pergunta: O relatório da CGU aponta algumas irregularidades na atual, o senhor acredita que isso é tratar educação com seriedade?

    Professora Socorro (MDB), candidata à Prefeitura de Timon - Foto: Raíssa Morais Professora Socorro (MDB), candidata à Prefeitura de Timon - Foto: Raíssa Morais 

    Erivaldo Lima (PSOL) responde: A CGU quando fez a análise percebemos que ela é de cunho bastante preocupante, e essa análise não foi só na merenda escolar, percebemos que na análise os técnicos nutricionistas faziam a análise do que era correto, e era exatamento o contrário do que se via, são coisas que se a população timonense observar o relatório vai ver o que estamos falando, temos projetos voltados para responsividade e accountability, isso vai estar dentro ndo nosso plano. 

    Comentário Schnneyder (Republicanos): Já chegaram aos cofres da educação R$ 3,3 mi e se você entrar no portal da transparência não sabe para onde foi esse recurso, há a necessidade de tornar os recursos transparentes. 

    Réplica Professora Socorro: É muito importante a questão da transparência, no nosso Governo ela foi clara, tanto que até hoje não temos nenhum processo em relação a educação, estaremos mais uma vez a frente da Prefeitura fazendo educação com compromisso, com qualidade, trazendo de volta toda a perspectiva, vamos fazer tudo que for possível para que a educação seja uma prioridade. 

    Tréplica Erivaldo Lima: Na parte da educação você pode até ser acertado, mas na questão da saúde ficou devendo o posto da Gameleira, em 2012 quando você saiu todos os postos saíram sucateados. 

    Direito de resposta - Dinair Veloso: meu compromisso é com a verdade, eu não respondo nenhum processo por merenda escolar, nenhum processo por transporte, na nossa gestão são 40 mil refeições oferecidas diariamente, todos os dados estão no site da transparência, a própria CGU deu nota 9 para a transparência do município.