Primeiro dia do Enem 2021 - Piauí

Cobertura em tempo real do primeiro dia do Enem 2021 no Piauí

Encerrada

Cobertura iniciada em 21/11/2021 - 10:23
  • 19h:06m
    Domingo 21/11/2021

    Termina 1º dia de Enem 2021

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terminou. O Ministério da Educação afirmou neste domingo (21), primeiro dia do exame, que as provas encerraram às 19h (horário de Brasília). No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizaram as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil fizeram a versão digital do Exame.

  • 18h:11m
    Domingo 21/11/2021

    Questões do Enem têm indígenas e música 'Admirável Gado Novo'

    O primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve uma questão que usou um trecho da canção Admirável Gado Novo, do compositor Zé Ramalho, além de perguntas sobre meio ambiente e a cultura indígena, além de uma charge do Henfil. Os candidatos têm até as 19h deste domingo (21) para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma redação com base no tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

    De acordo com o professor de geografia, Rodrigo Magalhães, a música estava presente na prova de ciências humanas. "Também caíram alguns temas já esperados, como meio ambiente, uso da água, capitalismo e divisão internacional do trabalho, indústria e modelos de produção, espaço urbano, espaço agrário, duas questões de geografia física, uma que envolvia agentes externos do relevo e uma que envolvia cartografia", comenta.

    "Gostei muito da questão sobre migrações, que falava sobre os refugiados e a perda da identidade deles, a dificuldade de inserção que eles possuem", diz o professor. "A edição deste ano trouxe muitas questões sobre saberes tradicionais, sobre os escravos e índios, uma delas, muito interessante, falando sobre como o conhecimento indígena ajudou na relação da produção agrícola, conhecimento dos indígenas sobre as sementes e a germinação delas no cerrado."

    Segundo o professor, os participantes também responderam a questões sobre atividade mineradora e o impacto social que essa atividade gera em minorias na Amazônia. "No geral, a prova abordou temas já esperados e, em geografia, sem questões polêmicas em relação à política atual ou sobre a ditadura e nenhuma referência à reforma agrária", destaca.

    Enem tem questões com a música "Admirável Gado Novo"Enem tem questões com a música 'Admirável Gado Novo'

  • 17h:21m
    Domingo 21/11/2021

    Estudante passa mal em local de prova do Enem em Teresina

    Neste primeiro domingo (21) de provas do Enem, o Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu), foi acionado para atender uma candidata que passou mal ainda enquanto aguardava a abertura dos portões do IFPI, no Centro de Teresina.

    A estudante teve uma crise de ansiedade, mas foi medicada e estava com todos os sinais vitais normais. Ela realizou a prova.

    Candidata passou mal antes de iniciar a prova do Enem 2021Candidata passou mal antes de iniciar a prova do Enem 2021

  • 16h:50m
    Domingo 21/11/2021

    Estudante diz que fez pela 3ª vez o Enem e não viu diferença ideológica nas provas

    A estudante do curso de Química na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e que  está concorrendo por uma vaga para o curso de Psicologia, Jéssica Esteffane, de 21, declarou que já fez seu terceiro Enem e não percebeu ideologia ou visão policiais nas provas deste ano em relação às aplicadas nos anos anteriores.

    "Estranhei o tema da Redação, que foi diferente, mas deu para desenvolver, mas os outros temas e autores não foram diferentes das provas dos anos anteriores", falou Jéssica Esteffane.

    Jéssica fez o Enem 2021 e quer cusar Psicologia - Foto: Efrém RibeiroJéssica fez o Enem 2021 e quer cusar Psicologia - Foto: Efrém Ribeiro

  • 16h:40m
    Domingo 21/11/2021

    Chico Buarque e Gonzaguinha são autores com textos abordados nas provas de linguagens

    Candidato a uma vaga para o curso de Engenharia de Agrimensura, David Victor Xavier, de 22 anos, falou que algumas questões da prova tinham textos dos cantores e compositores Chico Buarque e Gonzaguinha.

    "Fiz Enem já três vezes, e sempre  tem questões com texto do Chico Buarque de Holanda, ele é uma lenda", declarou David Victor Xavier.

    David Victor que cursar Engenharia - Foto: Efrém RibeiroDavid Victor que cursar Engenharia - Foto: Efrém Ribeiro

  • 16h:29m
    Domingo 21/11/2021

    Candidato bolsonarista diz que viés petista saiu da prova do Enem

    Candidato a uma vaga para o curso de Direito, Elyahu Almir Martins, disse que gostou das  provas de linguagens e de ciências humanas porque o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não tem mais o viés ideológico de esquerda do PT.

    Vestindo uma camiseta com a figura do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), Elyahu Almir declarou que tinha uma questão sobre racismo, mas sem viés ideológico.

    "Até a redação sobre Invisibilidade e Registro Civil mostrou que o governo de Lula deixou para Jair Bolsonaro 50 milhões de invisíveis, sem registro civil e só o Nordeste tem 1 milhão de pessoas sem registro civil, quando diziam que no governo de Lula só tinha rico", afirmou Elyahu Almir.

    Candidato aprova questões abordadas no Enem 2021 - Foto: Efrém RibeiroCandidato aprova questões abordadas no Enem 2021 - Foto: Efrém Ribeiro

  • 15h:44m
    Domingo 21/11/2021

    Candidato do Enem é desclassificado após celular tocar durante a prova

    O candidato ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) Natanael da Silva, de 24 anos, foi desclassificado, às 15h10 de domingo (21), porque seu telefone celular tocou quando estava fazendo as provas em uma das salas da Uespi (Universidade Estadual do Piauí).

    Natanael da Silva disse que o telefone celular estava em um saco plástico dado pela organização do Enem, mas mesmo assim foi desclassificado porque os celulares devem ficar desligados durante as provas.

    "Mesmo dentro do saco plástico foi possível ouvir o telefone celular tocando. Eu desliguei o celular, mas eu acho que ele reiniciou e ficou funcionando", declarou Natanael da Silva, que já tinha feito e gostado do tema da redação, "Invisibilidade e Registro Civil" e respondido muitas questões.

    "Não vou fazer as provas do Enem no segundo dia porque sei que não irei ser aprovado", declarou Natanael da Silva, que queria cursar Química e mora no bairro Vale do Gavião, na zona Sul de Teresina.

    Candidato foi desclassificado após celular tocar durante a prova - Foto: Efrém RibeiroCandidato foi desclassificado após celular tocar durante a prova - Foto: Efrém Ribeiro

  • 15h:35m
    Domingo 21/11/2021

    Professor ajuda candidata que esqueceu documento identidade em casa

    O professor Stanley Lustosa de Vasconcelos ajudou uma candidata do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2021, neste domingo (21), na porta Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 

    A estudante Bruna Karine, de Palmas, no Tocantins, esqueceu sua carteira de identidade em casa. O professor, que não a conhecia e estava em frente à universidade se propôs ir até a casa da estudante para buscar o documento. 

    Ela informou que sua carteira de identificação estava em uma residência no bairro Primavera e o professor foi buscar a identidade em seu veículo e chegou às 12h58, faltando apenas dois minutos para o fechamento dos portões.

  • 15h:01m
    Domingo 21/11/2021

    Foragida da Justiça do Ceará é presa fazendo prova do Enem em Teresina

    A Secretaria Estadual de Segurança realizou uma terceira prisão na tarde deste domingo (21), esta última na Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo, na zona Leste da capital. 

    A mulher de iniciais M.P.S 44 é considerada foragida no estado Ceará. A presa foi  encaminhada para Central de Flagrantes de Teresina. 

    A  força tarefa  prendeu também no CETI Prof. Edgar Tito, no bairro Memorare,  na zona Norte de Teresina, um homem de iniciais E.J. C.C, 32 anos, que tem mandado de prisão em aberto acusado de assalto a bancos. E ainda um  homem de iniciais E. R. C. B, 44 anos, acusado pelo crime de peculato no estado de São Paulo, foi preso na Universidade Federal do Piauí,  na zona Leste da capital.

    Todos os presos iriam fazer prova do Enem em Teresina.

  • 14h:38m
    Domingo 21/11/2021

    Homem é preso durante a prova do Enem na UFPI

    A Secretaria Estadual de Segurança realizou mais uma prisão no início da tarde deste domingo (21), desta vez na Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Agrárias,  na zona Leste da capital. 

    O homem de iniciais E. R. C. B, 44 anos, acusado pelo crime de peculato (consiste na subtração ou desvio, mediante abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda)no estado de São Paulo. 

    O preso foi encaminhado para Central de Flagrantes de Teresina.