No STF e Congresso, é possível jogar xadrez com os pombos?

Você faz sua jogada. E na vez dos adversários, eles derrubam as peças e sujam o tabuleiro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quero assentar de antelóquio que em nenhum momento esse artigo vai entrar no mérito dos assuntos que estarão em tela.

Congresso e STF estão em rota de colisão em temas abaladiços: Descriminalização da maconha, expansão das possibilidades de aborto legal e demarcação das terras indígenas passaram anos dormitando em gabinetes legislativos sem definição. Agora que o Supremo resolveu pegar o touro à unha, a cizânia está escancarada.

No STF e Congresso, é possível jogar xadrez com os pombos? (Foto: Folhapress)

Senadores e deputados correm para reapresentar projetos, modificar propostas e votar tudo ontem, ainda antes do STF ‘legislar’. De quebra, com ameaça de travar a pauta do Congresso até verem seus apetites saciados.

Há alegações jurídicas à farta, de um lado e de outro, para justificar a quem cabe a competência de definir as balizas legais das matérias.

Independente disso, a participação da sociedade deveria ser considerada fundamental. Porém o Brasil das redes tribais com viés de confirmação, inviabiliza o cotejo de argumentos, estatísticas científicas e dados técnicos. O que sobrevém são arreganhos de preconceito explícito, lacração e arruaça virtual.

A interrupção da gravidez até a 12ª semana de gestação e a diferenciação entre usuário e traficante de droga pela quantidade do portador são questões civilizatórias e já pacificadas nas nações democráticas do mundo.

Mas aqui uma palavra gritada: “ABORTISTA!”, “SATANISTA!”, “MACONHEIRO!“ interdita o debate público.

É como tentar jogar xadrez com pombos. Você faz sua jogada. E na vez dos adversários, eles derrubam as peças e sujam o tabuleiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES