Presidente Lula ditador! É o que querem?

O Presidente tem o apoio certo de pouco mais de 100 deputados num universo de 513

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ataque ao meio ambiente e aos povos originários perpetrado na comissão da reestruturação dos ministérios na Câmara desatou uma série de avaliações e conclusões tão precipitadas, quanto equivocadas. “Lula tem que peitar o congresso” ou “Os Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas viraram decorativos”. Vamos enfrentar os fatos.

O Presidente tem o apoio certo de pouco mais de 100 deputados num universo de 513. Só poderia partir pra luta aberta se vivêssemos uma ditadura ou por vocação kamikaze. Noves fora o funambulesco, resta fazer política. O desmanche não está consumado, precisa passar no plenário da casa e depois no Senado. Ainda existe a questão de constitucionalidade da intromissão indevida entre poderes que deverá ser arbitrada pelo STF. Portanto não é jogo jogado e depende da mobilização da sociedade no Brasil e no mundo. Além do esforço pessoal de Lula.

Presidente Lula Peter Dejong/AP  

E Lula tem a fórmula. Sabia que fazer a economia girar era a quiditude de tudo que pretende no mandato. Antes ainda da posse, precisou aprovar a PEC da Transição. Negociou com Lira, pavimentando-lhe a reeleição, e avançou uma casa. Necessita do arcabouço. Acertou Codevasf, emendas e outros quitutes com o centrão e está quase lá. 

O terceiro trabalho é a reforma tributária, que demandará a entrega de outros anéis, mas sem perder os dedos. Assim o Governo avança com novo Bolsa Família, aumento real do salário mínimo, combustíveis em queda, Minha Casa, Minha Vida, não é pouca coisa.

Mas até quando o Presidente Lula terá que negociar com o Congresso? Até o dia 31 de dezembro de 2026.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES