3.572 famílias receberam novas cisternas no Piauí

3.572 famílias receberam novas cisternas no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 72 mil famílias no país residentes em áreas rurais carentes de acesso a água foram beneficiadas, até a segunda semana de novembro, com as cisternas de abastecimento humano instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) dentro do programa Água para Todos, cuja coordenação é do Ministério da Integração Nacional (MI) e a Codevasf é um dos órgãos executores. No Piauí, o programa foi executado em 21 municípios beneficiando 3.572 famílias com cisternas no Estado. A meta do programa no Estado é alcançar 81 cidades e instalar 32.660 cisternas.

Desde 2012, a Companhia entregou 72.447 reservatórios em 133 municípios dos estados do Piauí, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco e Maranhão. Aproximadamente 360 mil pessoas, moradoras de comunidades rurais difusas do semiárido, foram beneficiadas. Cada cisterna pode acumular 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses. Somadas, as cisternas possuem potencial de armazenamento de 1,15 bilhão de litros de água.

?O desafio da Codevasf é chegar a junho de 2014 tendo instalado pelo menos 132 mil cisternas nos oito estados em que atuamos ? Piauí, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Maranhão e Ceará ?, e assim atenuar o sofrimento de quase 700 mil pessoas que moram em comunidades rurais difusas do Nordeste, e que estão sofrendo com a escassez hídrica dos últimos anos. Esse é o compromisso da presidenta Dilma Rousseff, e estamos lançando mão de diversas tecnologias por meio do programa Água para Todos?, afirma o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

Os reservatórios implantados pela Companhia são de polietileno e têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento.

O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos ? que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos ? a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida por carros-pipa. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES