88,6% dos piauienses estão satisfeitos com atuação do TCE

Segundo pesquisa de opinião realizada pelo Centro de Treinamento Humano Ltda, 88,60% dos entrevistados se declararam satisfeitos com a atuação do TCE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) é uma instituição acreditada e que cumpre sua missão de Controle Externo, através de medidas eficientes e que surtem efeitos positivos para a boa aplicação dos recursos públicos. Esta é a imagem do órgão junto jurisdicionado estadual, municipal e sociedade civil.

Segundo pesquisa de opinião realizada pelo Centro de Treinamento Humano Ltda, 88,60% dos entrevistados se declararam satisfeitos com a atuação do TCE. Um grau de satisfação que acontece, sobretudo, pela “fiscalização, metodologia, acesso, imparcialidade e eficiência” da Corte de Contas.

Durante a pesquisa, 621 pessoas responderam a 21 questões elaboradas com o objetivo de avaliar a imagem do TCE junto aos órgãos públicos e ao cidadão. A pesquisa foi feita no período de 25 de agosto a quatro de novembro e tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5,59% para mais ou para menos.

Dentre os entrevistados, 60,59% dos entrevistados disseram já terem solicitado informações ao Tribunal e 87% afirmaram que a resposta à solicitação foi esclarecedora.

Além disso, 76,84% desse grupo de pessoas destacam a facilidade de acesso às informações num tempo considerável satisfatório por 74,21% dos entrevistados.

Na obtenção dessas informações, os entrevistados também destacam a qualidade do atendimento que receberam dos servidores, reconhecido por 85,67% do público.

Se o jurisdicionado reconhece a eficiência do TCE no atendimento aos seus pleitos, é igualmente safisfatória a repercussão das ações do Tribunal junto à sociedade civil. 84,36% dizem que o trabalho feito pela Corte de Contas produz resultados para a sociedade na identificação de fraudes, desfalques ou desvios de recursos públicos.

As ações fiscalizatórias são aprovadas por 87,95% das pessoas que responderam aos questionários. Esse é o percentual dos que acreditam que elas são capazes de detectar irregularidades.

Para 80,45% a aplicação de multas ajuda a inibir a prática de atos de corrupção; 86,97% defendem a imputação de débito (devolução de recursos públicos) como penalidade que combate atos irregulares. Quando questionados se o TCE está cumprindo o seu objetivo de controle dos gastos públicos, 82,74% responderam afirmativamente.

Os entrevistados que disseram acompanhar o trabalho de fiscalização do TCE no Piauí deixam sugestões para aprimoramento das ações de fiscalização. A mais recorrente é a utilização de meios eletrônicos.

86,32% dos servidores reconhecem TCE como um bom lugar para trabalhar no PI

Uma pesquisa feita com o público interno revelou que também os servidores têm uma imagem muito positiva do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e reconhecem um aprimoramento das ações de controle social, das relações de trabalho e de capacitação na atual gestão.

Ao todo, foram ouvidos 314 servidores. Desses, 86,32% recomendam o TCE como uma instituição muito boa para trabalhar. Os servidores também demonstram satisfação pessoal e demonstram estarem contentes com o trabalho que realiza (84,39%) e sentem orgulho da Instituição que trabalham ( 84,71%).

Para a maioria dos entrevistados, a imagem do Tribunal de Contas perante a sociedade melhorou em relação a gestões anteriores. É a opinião de 61,11% dos servidores. Assim como também melhorou o ambiente de trabalho, segundo 69,74% dos entrevistados.

Na pesquisa, realizada de agosto a novembro, a maioria dos servidores aprova a forma como é feita a divulgação da atuação do TCE perante a sociedade: 82% responderam afirmativamente à essa questão e 86,95% avaliam como positiva a imagem institucional do Tribunal.

Em relação ao papel do TCE e ao cumprimento de sua missão, 88,22% dos servidores afirmaram que o Tribunal cumpre seu objetivo como órgão fiscalizador e 80,90% disseram que a atuação da Corte de Contas estimula o controle externo. Percentuais elevados de reconhecimento à atuação do Tribunal reforçam o compromisso do TCE junto ao cidadão.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES