Assembleia discute drama da seca no Piauí

Assembleia discute drama da seca no Piauí

Avalie a matéria:
LIZIÊ COELHO | Deputada alerta para o número de municípios atingidos. | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa realiza hoje, às 15h, no Plenarinho, audiência pública para discutir a situação das 75 cidades que decretaram estado de emergência por conta da seca que atinge o Sul e semiárido do Piauí. A deputada estadual Liziê Coelho, autora da proposta de realização do encontro, alerta as autoridades para a possibilidade de este número ultrapassar mais de 150 municípios nos próximos meses se a falta de chuva continuar.

A audiência pública irá reunir Governo do Estado, prefeituras, parlamentares e a sociedade civil com o objetivo de discutir ações e políticas públicas de ajuda ao homem do campo atingido pela estiagem. Durante o encontro, a parlamentar irá cobrar do Governo Federal que seja revista à decisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário que suspendeu o repasse do Seguro Safra a 35 municípios do semiárido piauienses.

Das 38 cidades piauienses que realizaram o pedido, apenas Caridade do Piauí, Itaueira e São Raimundo Nonato foram beneficiadas. O Ministério afirma que os prejuízos apresentados nos relatórios repassados pelas prefeituras desses municípios a Brasília, não alcançaram a dimensão necessária para que o repasse do seguro seja efetivado.

Para a parlamentar, o Governo Federal reveja a metodologia de análise para aprovação deste repasse.

?Essa será uma das piores estiagens que o semiárido piauiense irá passar nos últimos anos. Os municípios e os governos Estadual e Federal devem trabalhar em conjunto para amenizar esse problema. Se nada for feito as famílias que moram nesses municípios correm o risco de ficarem sem água para consumo próprio e dos animais?, disse Liziê.

Deverão participar da audiência o Governo do Estado, a APPM, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Estado, a Secretaria de Defesa Civil e prefeituras. ?O tempo está passando e precisamos ser rápidos. Enquanto isso o homem do campo está sofrendo as consequências, precisamos agir. Mas para isso é preciso reunir todos os envolvidos nesse assunto e mobilizar e sensibilizar o Governo Federal sobre a situação desses municípios piauienses?, finalizou Liziê.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES