Câmara marca votação de proposta contra redução da bancada

Câmara marca votação de proposta contra redução da bancada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proposta de decreto legislativo que susta os efeitos da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou a composição das bancadas de deputados federais dos estados teve a tramitação em regime de urgência aprovada e a votação em plenário está marcada para a próxima terça-feira (12). Os deputados dos estados que ganham vagas com a resolução estão tentando obstruir a votação.

Para alterar as bancadas, o TSE levou em conta os dados mais recentes da população dos estados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Oito estados perderão deputados, enquanto cinco ganharão mais representação pela resolução, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira, enquanto Paraíba e o Piauí terão dois deputados a menos.

Os beneficiados com mais uma cadeira serão Amazonas e Santa Catarina, enquanto Ceará e Minas Gerais ganharão outros dois representantes. O maior beneficiado é o Pará, que ganhará quatro deputados. A resolução também redefine as vagas das assembleias legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O argumento dos deputados que defenderam o projeto é de que a definição do tamanho das bancadas depende do Congresso, não do Judiciário. ?Não cabe ao TSE interferir numa questão política que cabe ao Senado e à Câmara?, disse o deputado Júlio César (PSD), considerando que o Judiciário está agindo além de sua competência.

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) também defendeu a suspensão da resolução do TSE. ?Tivemos as prerrogativas tiradas pelo TSE numa resolução que faz o que é de competência do Congresso Nacional?, disse.

Segundo o deputado federal Jesus Rodrigues (PT), coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional, ?está nítido que os estados neutros, que não perdem ou ganham vagas, estão mais favoráveis a não alterar a distribuição do número atual de deputados?.

?Temos esperança de derrubar essa medida inconstitucional, já que cabe ao Legislativo regular o número de vagas de cada um dos estados através de lei complementar, o que ainda não foi feito?, concluiu Jesus Rodrigues.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES