Candidatos a prefeito barrados receberam 14 mil votos no Piauí

Candidatos a prefeito barrados receberam 14 mil votos no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os sete candidatos a prefeito que disputaram a eleição no último domingo, dia 07, com as candidaturas indeferidas com base na Lei da Ficha Limpa, ou outras pendências, receberam 14.287 votos no Piauí. Todos eles terão recursos julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os votos serão considerados válidos caso a corte eleitoral superior considere os argumentos e reforme a decisão pelo indeferimento tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Em todo país, quase seis mil candidatos receberam 3,4 milhões de votos, segundo dados do TSE.

O caso mais emblemático da eleição municipal piauiense aconteceu em Valença. O candidato a prefeito Rubens Alencar, do PMDB, foi indeferido pelo TRE-PI, mas recorreu ao TSE e recebeu 5.976 votos. O prefeito eleito Walfredo Filho, do PSB, que alcançou 6.039. No entanto, se somados aos votos de Rubens com os 776 votos nulos o resultado chega a 6.752 votos, mais do que obteve Walfredo. Rubens agora atua para que o TSE negue seu pedido, considere os votos nulos, que somaram 51,97%, e determine a realização de uma nova eleição em Valença já que os votos nulos teriam superado o recebido por Walfredo.

Em Alto Longá, o candidato a prefeito César Sindô renunciou e colocou no seu lugar Eduardo Sindô, ambos do PMDB, que ainda não teve sua candidatura julgada e recebeu 4.073 votos. O candidato a vice-prefeito Dr. Zé Geraldo foi indeferido, e recorreu ao TSE. Mesmo que a corte superior considere a candidatura de Eduardo e do seu vice o prefeito eleito continuará sendo Fávio do Teté, do PTB, que alcançou 4.927 votos. Nesse caso, em caso de indeferimento dos recursos na corte superior não há risco de anulação da eleição já que os votos nulos atingiriam 47,75%.

Em Batalha, o candidato a prefeito Fábio Félix de Oliveira Júnior, do PRP, também concorreu indeferido em grau de recurso e obteve 1.112 votos, sem chance de mudar o quadro já que a prefeita eleita Teresinha Lages, do PSB, obteve 8.078 votos. Em Cajueiro da Praia, o candidato Francisco José Silva Veras, do PTB, também concorreu subjúdice e alcançou 1.936 votos. O candidato, conhecido como Laguinho, também não poderá mudar o resultado da eleição já que a prefeita eleita Vânia Ribeiro, do PSB, teve 2.577 votos e a porcentagem de nulos ficou em 43,79% incluindo os votos de Laguinho.

Em Santa Cruz dos Milagres o candidato a prefeito José Dimas Portela Frazão, do PP, obteve 1.086 votos mesmo com a candidatura indeferida com recurso no TSE. O resultado do julgamento da corte superior não vai mudar o resultado da eleição no município já que o prefeito eleito Neto Minervino obteve 1.615 votos e os nulos somados com a votação de José Dimas chegaram a 42,19%. Em Currais, o candidato a prefeito José Ivan Oliveira da Silva, do PSD, obteve 17 votos e em Prata do Piauí o candidato a prefeito George Almeida Lopes Bezerra, do PP, obteve 87 votos, ambos estão indeferidos com recurso no TSE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES