Ciro quer tornar ações trabalhistas mais rápidas

Ciro quer tornar ações trabalhistas mais rápidas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador piauiense Ciro Nogueira (PP) apresentou um projeto de lei no Senado que deve tornar mais ágil o processo de pagamento de débitos trabalhistas estabelecidos pela Justiça.

A proposta de Ciro é facilitar o entendimento entre empregador e empregado no que diz respeito às taxas e datas utilizadas na atualização monetária de débitos judiciais. O senador propõe alterar a legislação em vigor para evitar que milhares de ações permaneçam por anos no Poder Judiciário, por falta de acordo.

Entre outras mudanças, o projeto de Ciro estabelece que a taxa para atualização dos valores a serem pagos ao trabalhador deverá seguir o índice da atualização da caderneta de poupança e prevê que os juros de mora sejam contados a partir da citação, para as causas de natureza cível, e a partir do ajuizamento da ação, para as de natureza trabalhista.

Segundo Ciro, a intenção é conferir tratamento igualitário às partes e garantir maior segurança jurídica a todos os envolvidos nesse tipo de ação. "Com essa medida, resolveríamos, de forma mais rápida e satisfatória, um número expressivo de causas.

Estaríamos também resguardando o direito do empregado e dando condições mais apropriadas de pagamento ao empregador", considerou o senador do PP do Piauí.

O projeto está na Comissãode Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

PRIORIDADE - A iniciativa de Ciro faz parte da Agenda Legislativa do Trabalhador, que é uma lista de projetos considerados prioritários para a classe, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o Diap.

Além de destacar as propostas de interesse da classe trabalhadora, o Diap faz uma análise dos assuntos mais importantes e acompanha as proposições no Congresso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES