Congresso encerra votação dos vetos à Lei dos Royalties

Congresso encerra votação dos vetos à Lei dos Royalties

Avalie a matéria:
Divulgação | Senadores e deputados votam veto da presidente Dilma Rousseff
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após mais de três meses de polêmica, os parlamentares finalizaram a votação dos 142 itens da lei que muda a divisão dos royalties do petróleo vetados pela presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado

A sessão foi novamente marcada pelo embate entre representantes de estados produtores e de estados não produtores de petróleo. Parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, apoiados por parlamentares de São Paulo, voltaram a apresentar várias questões de ordem com o intuito de derrubar a sessão. Não foram atendidos, porém, pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, que presidiu a Mesa.

A expectativa é que o resultado só seja conhecido nesta quinta-feira, já que a apuração é manual. A votação foi feita em bloco e em cédulas de votação de papel.

É quase certa a derrubada dos vetos dos dispositivos mais polêmicos ? que aumentam a fatia de recursos pagos a Estados e municípios não produtores de petróleo, enquanto reduz a parcela devida a Rio de Janeiro e Espírito Santo, Estados produtores do insumo. A maioria dos parlamentares é favorável à derrubada dos vetos. Além disso, parlamentares fluminenses e capixabas abandonaram a votação logo no início da sessão.

Durante a discussão do mérito, o embate se repetiu. Deputados e senadores dos estados produtores apontaram para a inconstitucionalidade dos dispositivos vetados pela presidente da República. Os que representam estados não produtores reafirmaram que a Lei dos Royalties, que redistribui os recursos com base no Fundo de Participação dos Estados (FPE), é justa e atende ao país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES