Controlador alerta Poderes para Lei de Acesso à Informação

Controlador alerta Poderes para Lei de Acesso à Informação

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O controlador-geral do Piauí, Darcy Siqueira, afirmou que o decreto n° 15.188, que regulamenta a lei federal N° 12.527/2011, que dispõe sobre o acesso à informação, no âmbito do Poder Executivo estadual, mostra o compromisso do Governo com a transparência. Segundo ele, no Piauí o decreto só inclui o Poder Executivo, mas o cidadão que entrar com o pedido de informação e algum órgão da administração estadual se negar a prestar esclarecimentos, deve ingressar com um recurso na Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI).

?Os outros Poderes, como o Legislativo e o Judiciário, bem como o Ministério Público, e o Tribunal de Contas do Estado, também devem fazer a regulamentação da Lei, pois o decreto só faz a regulamentação no âmbito estadual?, frisou Darcy. Em outros Estados, como o Ceará, a regulamentação da Lei de Acesso à Informação ocorreu através de lei, abrangendo assim os demais Poderes além do Executivo.

?No Piauí optamos por um decreto devido à urgência em nos adequarmos a essa exigência federal?, destacou o controlador-geral. O decreto normatiza os procedimentos para garantir o acesso à informação e a classificação de informações sob restrição, observados grau e prazo de sigilo. Será criado o Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) em todos os órgãos e entidades do Governo Estadual e competirá ao SIC o atendimento presencial ou eletrônico das solicitações de informações feitos pelo público.

O pedido pode ser feito pessoalmente, por telefone ou por formulário padrão disponibilizado na página do serviço na internet, contendo a identificação do interessado (nome, número de documento e endereço) e especificação da informação requerida. A Controladoria Geral do Estado do Piauí já está iniciando o processo de preparação para a implantação do decreto. Por isso, a CGE-PI ofereceu na última terça-feira, 11 uma palestra sobre a Lei de Acesso à Informação. O ministrante foi o chefe regional da Controladoria Geral da União no Piauí, Orlando Vieira de Castro Júnior.

?Acreditamos que a própria sociedade vai pressionar e exigir que os municípios se adequem. Estamos tentando evitar que a lei não vire letra morta?, frisou o chefe da CGU, acrescentando que as cidades que não regulamentaram a lei no âmbito municipal também estão sujeitos à legislação geral.

?O cidadão está coberto pela lei, mas sem a regulamentação municipal, que define os trâmites nos órgãos do município, esse acesso fica mais complicado?, admite Vieira. Ele indica que o cidadão que não conseguir uma informação recorrendo diretamente aos órgãos, deve procurar o Ministério Público ou a via judicial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES