Defensoria propõe Projeto que cria Procon Municipal

Defensoria propõe Projeto que cria Procon Municipal

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensora Pública Geral Norma Lavenère, juntamente com o Coordenador do Núcleo Especializado dos Direitos do Consumidor, Alessandro Spíndola, participou de reunião no Palácio da Cidade com o prefeito Firmino Filho (PSDB) para apresentar o Projeto de Lei que cria o Procon Munipal - "Procon Teresina".

O objetivo do Procon Teresina é buscar o equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços, tendo em vista o reconhecimento da vulnerabilidade dos primeiros no mercado de consumo.

O Projeto de Lei apresentado ao prefeito, dispõe sobre a organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor - SMDC; Institui a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON; O Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - CONDECON e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - FMDC.

A experiência mostra que o atendimento ao consumidor, nos casos das reclamações individuais, deve ser efetuado pelo órgão municipal de defesa do consumidor.

Além disto, o profundo conhecimento da realidade do município e a proximidade com a comunidade geram maior facilidade de acesso e atuação.

Com base nesta realidade, a defensoria defende a necessidade da criação de um Procon municipal como órgão autônomo e independente do poder executivo, sendo instrumento garantidor para o efetivo exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população, pontuando ao Prefeito a disponibilidade da Defensoria Pública em realizar futuras parcerias e convênios, como acontece em outras capitais do país.

Assim, na forma da legislação, cabe aos Prefeitos, mediante lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, a criação dos Procons. Já ao Estado cabe o dever de sensibilizar, estimular e incentivar a iniciativa.

Atualmente no Piauí existe apenas o Procon/MP-PI, órgão vinculado ao Ministério Público Estadual que, segundo a Lei Complementar Estadual nº 36/2004, é o representante do Estado como órgão integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor- SNDC. No entanto, apesar do esforço, o órgão tem se mostrado insuficiente para atender às demandas dos Consumidores da capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES