Deputados discutem a transposição do rio São Francisco para o Piauí

Deputados discutem a transposição do rio São Francisco para o Piauí

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou ontem audiência pública para discutir o agravamento do problema da seca no Estado. No encontro foi discutido o impacto social da problemática e medidas emergenciais e estruturais para minimizar as consequências da estiagem, a principal delas foi a ampliação da transposição do rio São Francisco até o Piauí.

De acordo com relatos de prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias do interior do Estado, a população sertaneja de novo está em processo de êxodo rural para outros estados, em busca de empregos e sobrevivência. Há um consenso no sentido de que a seca no Piauí está deteriorando a situação social. ?O poder público precisa agir, urgente, para que este triste quadro social e econômico tome proporções de calamidade?, disse o deputado João de Deus (PT).

O prolongamento da transposição das águas do rio São Francisco será discutido mais seriamente nas várias esferas de poder. O deputado João de Deus informou que já existe até um projeto neste sentido, orçado em R$ 1,2 bilhão.

O projeto de prolongamento da transposição do rio São Francisco prevê a perenização de vários rios da região Sul do Estado, e o abastecimento de barragens, como Petrônio Portella, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço Marruá, Estreito e Piaus. Essa proposta é, no entanto, uma medida de longo prazo, e portanto não está associada ao conjunto de medidas emergenciais pensadas durante a audiência pública realizada ontem na Assembleia.

A audiência pública contou com as presenças das deputadas estaduais Liziê Coelho (PTB), Amparo Paes Landim (PSD), Nize Rêgo (PSB) e Rejane Dias (PT), preocupadas com a situação. Participaram ainda representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

POLOS DA CONAB - Entre as ações de curto prazo, visando minimizar o sofrimento das pessoas atingidas pela estiagem, ficou decidido que a Assembleia vai articular a ampliação do número de polos da Conab, de modo a abastecer as populações atingidas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES