Desembargador garante candidatura de Ficha Suja

Desembargador garante candidatura de Ficha Suja

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desembargador Haroldo de Oliveira Rehem - que preside o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - concedeu liminar em agravo de instrumento impetrado por Ednei Modesto Amorim sustando efeitos de condenação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) quando o mesmo ocupou o cargo de Secretário Executivo da Comissão Estadual de Defesa Civil.

A reprovação das contas de Ednei Amorim o enquadrava na Lei da Ficha Limpa, provocando inelegibilidade por oito anos. No entanto, a decisão do desembargador garante à candidatura de Ednei Amorim a Prefeitura de São João do Piauí.

Ednei Amorim alegou no agravo de instrumento que na reprovação das contas não lhe foi assegurado o devido processo legal tendo os princípios do contraditório e da ampla defesa e da publicidade prejudicados pelo TCE-PI.

Ele argumentou não haver sido localizado nos arquivos do órgão de contas documento comprovando a publicação da pauta de julgamento do processo de prestação de contas e ainda que o acórdão da sua condenação foi publicado no Diário Oficial de Justiça sem o nome do seu advogado de defesa, em 2005.

O desembargador Haroldo Rehem sustenta em sua decisão que diante da ausência do nome do advogado, caberia ao TCE-PI publicar o acórdão que culminou na rejeição das contas o nome do advogado constituído, o que não ocorreu.

?Agindo desse modo, o citado órgão teria garantido ao gestor o direito de interpor recurso contra o ato decisório administrativo, e, conseqüentemente, exercer o direito constitucional à plenitude da defesa?, aponta Rehem.

Segundo a decisão, a ausência do nome do advogado torna não razoável manter os efeitos do ato administrativo que rejeitou as contas do gestor, por irregularidade insanável, e gerar como consequência a suspensão dos direitos políticos de Ednei Amorim por oito anos.

?Efeito este que, no caso em debate implicará na impossibilidade de o gestor exercer com plenitude sua cidadania, da qual exsurge o direito de ser votado no democrático processo eleitoral municipal que se avizinha.

Diante do exposto, deferindo-lhe a tutela antecipara para sustar os efeitos do Acórdão TCE-PI nº 80/2005 para, especificamente, impedir que o nome do agravante seja incluído na lista de inelegíveis bem como que seus direitos políticos fiquem suspensos?, decidiu Rehem na última sexta, dia 15.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES