Eleição na Assembleia Legislativa do Piauí terá urna convencional

Marcada para o dia primeiro de fevereiro, a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) será realizada com a utilização de cédulas de papel e urna convencional

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marcada para o dia primeiro de fevereiro, a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) será realizada com a utilização de cédulas de papel e urna convencional.

A decisão veio após reunião dos parlamentares ontem, no gabinete da presidência; o impasse em torno da opção pela urna eletrônica ou não, encerrou-se com a argumentação do deputado estadual e candidato à chefia do Poder Legislativo, Fábio Novo (PT), que utilizou como arcabouço o texto do oitavo e nono artigo do Regimento Interno da Casa, em que se estabelece o uso de cédulas impressas e que a alteração dessa regra só pode ser aprovada mediante aprovação no Plenário.

O debate em torno da decisão durou cerca de 1 hora e contou com a participação de representantes de diversas siglas partidárias. Na disputa pelo cargo de presidente estão Themístocles Filho (PMDB), que busca a reeleição e Fábio Novo (PT), atual 1º Secretário da Mesa, que tenta assumir o posto pela primeira vez.

A sessão que decidirá o comandante da Casa seguirá os trâmites impostos no Regimento, se dando sequencialmente à Posse dos deputados eleitos no pleito passado.

As regras ainda estabelecem que o processo deve ser feito por chamada nominal, sendo o voto secreto e apurado por uma comissão escolhida no Plenário. No caso de empate, o parlamentar mais velho vence.

CONVITE - O cerimonial da Assembleia fará a distribuição de convites da sessão inaugural, que marca a décima oitava legislatura, para parlamentares federais, Secretários de Estado, o governador Wellington Dias (PT), vereadores e representantes da administração direta e dos demais Poderes. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) também poderá participar da sessão.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES