Escolas de tempo integral estão transformando educação do Piauí

Escolas de tempo integral estão transformando educação do Piauí

Estudantes recebem ensino, alimentação e ainda participam de outras atividades | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A educação em tempo integral é uma revolução na educação do Piauí. São 245 escolas da rede pública estadual que ofertam o ensino com jornada ampliada através do Programa de Tempo Integral Mais Educação. Em Teresina, o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Raldir Cavalcante passou a ser de tempo integral em 2009.

Os alunos passam nove horas na escola onde, além das aulas da grade curricular regular, têm aulas de balé, xadrez, judô, violão, violino, flauta doce, jornal e rádio. A escola é referência em índices elevados de qualidade educacional.

Campeã do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 e 2011, a escola subiu de um índice de 3,7 para 6,2 em 2009 e de 6,2 para 6,9 em 2011, atendendo a 336 alunos, do 4º ao 7º ano. Os números mostram que o modelo do ensino integral quase dobrou o índice da escola no Ideb.

?Precisamos valorizar o que temos de bom e os meninos do Cefti Raldir Cavalcante têm superado, cada vez mais, as expectativas dos educadores.

No entanto, para que alcancemos resultados ainda mais expressivos, o Governo do Estado tem investido na estruturação das escolas, bem como na valorização do corpo docente, que este ano iniciou os trabalhos ganhando o piso de R$ 1.814, um dos maiores reajustes do país.

Programas como o ensino de tempo integral, a mediação tecnológica e o ensino profissionalizante estão em fase de expansão, proporcionando ensino de qualidade a um maior número de jovens e adultos?, ressaltou o governador Wilson Martins.

São três as modalidades de ensino em tempo integral no Piauí: na primeira, os estudantes passam sete horas por dia na escola, em atividades educacionais e lúdicas que envolvem de 100 a 150 alunos; na segunda modalidade, a jornada diária é de nove horas por dia, atendendo a todos os alunos, no início do governo em 2011 eram 18 escolas nesse ritmo, agora são 40; no terceiro modelo, os alunos moram na escola, estudam durante o dia todo durante 15 dias e nos outros 15 dias retornam para o meio rural onde vivem no interior do Estado. Essa modalidade é instalada nas escolas agrícolas sob a direção do Governo do Estado.

Segundo o secretário estadual da Educação, Átila Lira, toda a equipe do órgão está empenhada para alcançar resultados positivos na próxima avaliação da Prova Brasil, colocando mais uma vez o Piauí entre os Estados com os melhores índices de desenvolvimento da Educação. ?Nossa grande preocupação é dar melhores condições para que professores e alunos se sintam motivados a alcançar resultados ainda melhores para o nosso Estado?, afirmou Átila.

11 mil estudantes estão assistindo aulas por videoconferência

A Educação com Mediação Tecnológica figura uma nova mentalidade e reconfigura o ato de ensinar e aprender em todo o País. No Piauí, o número de municípios atendidos pelo programa Mais Saber cresceu neste ano de 157 para 167. Hoje são aproximadamente 11 mil estudantes beneficiados com as aulas em todo Estado.

A metodologia de atuação do Programa Mais Saber consiste em aulas transmitidas pela televisão, em tempo real, no formato de videoconferência, ministradas por professores habilitados e capacitados, a partir do estúdio instalado na TV Educativa do Estado, em Teresina.

"Os alunos assistem às aulas, nos ambientes escolares, de segunda a sexta, nos horários estabelecidos para a transmissão das aulas, e nos fins de semana, com atividades complementares", explica diretora do programa com Mediação Tecnológica do Piauí - Mais Saber, professora Lusimary de Almeida Veloso.

No Piauí, fatores como motivação e permanência dos alunos nos cursos desenvolvidos através da Mediação Tecnológica estão ligadas a relação de interação entre aluno/professor e aluno/aluno.

A professora Lusimary explica que o mediador representa um dos principais eixos motores do sucesso das atividades realizadas no Programa Mais Saber. "Com a intervenção do mediador, com motivação ou interação, a realização de qualquer tarefa com os alunos se torna mais fácil", disse Lusimary.

O papel do professor mediador engloba desde a realização de comentários sobre as tarefas individuais, até o incentivo para que os alunos participem dos temas abordados pelo professor que está no estúdio, além de identificar casos de alunos propensos à evasão.

Essas ações são essenciais para desenvolver o bom trabalho docente no processo de ensino e de aprendizagem dentro do programa Mais Saber.

Esse foco é reforçado pela coordenadora do programa, Maria de Lourdes Costa e Silva Lopes, para quem a Mediação Tecnológica no Piauí está alicerçada especialmente na ação do mediador.

"É o mediador o responsável para orientar, motivar, ser empático, ter conhecimentos com os conteúdos abordados. Mas devemos também considerar as ferramentas e recursos tecnológicos para o sucesso das aulas mediadas".

Um bom exemplo de iniciativas do papel do mediador foi o que aconteceu no último dia 15 de agosto, quando a mediadora Janaína Mendes, na Unidade Escolar Mariano José Roberto, no município Canavieira, vinculado da 10ª Gerência Regional, reuniu grupo de pais, alunos e professores na sala de aula para mostrar o funcionamento do programa.

"Foi um momento inesquecível para todos nós. Os pais ficaram encantados quando se viram na tela da TV. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos professores do estúdio que se dispuseram, nos horários de suas aulas, a explicar o funcionamento do programa para a nossa comunidade escolar durante a interação. Isso é importante, sobretudo, porque reforça o conceito de que a comunidade realmente é parte decisiva deste novo processo de ensino e aprendizagem", revelou a professora Janaína Mendes.

Dentre as atribuições do mediador pedagógico presencial, durante as aulas do programa Mais Saber está o acompanhamento das aulas em sala de aula; assegurar a participação dos alunos nas aulas; manter os alunos motivados para a permanência da turma no programa; orientar as atividades pedagógicas/dinâmicas locais e o controle de frequência dos discentes matriculados no programa em todo Piauí.

Wilson e Átila abrem hoje programa que vai mandar alunos piauienses ao Exterior

O governador Wilson Martins e o secretário estadual de Educação, Átila Lira, participarão hoje, às 8h, da aula inaugural do Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí, no Ceep Monsenhor José Luis Barbosa Cortez - Premen Sul.

O programa voltado para estudantes do Ensino Médio de todas as escolas públicas do Estado teve mais de 2.600 alunos inscritos concorrendo a 1.500 vagas para aprender Língua Inglesa e Espanhol.

O programa oferta de forma gratuita um curso intensivo de inglês ou espanhol e para os alunos aptos ao intercâmbio internacional, são ofertadas bolsas de estudo no exterior.

O curso vai aperfeiçoar alunos nas competências de falar, ouvir, ler e escrever em inglês ou espanhol e de se expressar em diferentes situações de comunicação, promovendo o desenvolvimento socioeducativo dos estudantes em um país estrangeiro, bem como, o domínio de uma segunda língua.

Os 1.500 alunos da rede pública estadual que foram selecionados para o curso intensivo, de inglês ou de espanhol, concorrerão, inicialmente, a 120 vagas para estudar em escolas públicas dos países que têm a língua inglesa ou espanhola como língua nativa, onde cursarão um período letivo.

Para o governador Wilson Martins, esta é mais uma oportunidade e um caminho para jovens do Piauí se destacar no mundo. ?Vejo uma grande oportunidade para os nossos jovens, porque abre novos horizontes, estimula o aprendizado de forma geral.

No meu tempo de estudante ninguém nem pensava nisso; já era uma vitória concluir o ano. Hoje, a história é outra. Nossos alunos são mais competitivos, querem sempre mais. Isso só nos estimula a dar novas ferramentas de crescimento para eles?, destacou Wilson.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Átila Lira, o programa já surgiu com destaque e teve uma aceitação muito boa, tendo em vista que as aulas só acontecerão, a princípio, nos municípios sedes das Gerências Regionais de Educação.

?Isso demonstra a motivação que nossos jovens estão tendo em busca de aperfeiçoamento, através do domínio de outra língua, para um futuro profissional melhor?, destacou.

MODELO PARA TODO O PIAUÍ - Considerado como uma das melhores escolas profissionais do Estado, o Ceep Monsenhor José Luis Barbosa Cortez - Premen Sul receberá a visita do governador do Estado, além de professores e técnicos da Seduc.

Na oportunidade, Wilson Martins aproveitará para conhecer a estrutura do Premen Sul, hoje, uma escola de referência na área técnica de saúde.

O investimento feito no Premem Sul faz parte da consolidação e aprimoramento das escolas técnicas profissionais do Estado. Todas as 20 salas de aula da escola estão climatizadas, a quadra poliesportiva coberta e com vestiário, o refeitório pronto e o laboratório de enfermagem completamente montado.

?Os demais laboratórios já estão sendo equipados à medida que os equipamentos chegam de São Paulo. Esperamos, até o fim do mês, estar com tudo montado e funcionando plenamente.

O cuidado e o carinho que o secretário Átila Lira e o governador Wilson Martins estão tendo com essas escolas, sem dúvida, trará resultados expressivos para a educação do nosso Estado?, diz Valdir Soares, diretor do Premen Sul.

O Ceep Monsenhor José Luis Barbosa Cortez - Premen Sul tem capacidade para atender 2.600 alunos com cursos de análise clínica, enfermagem, radiologia, nutrição, saúde bucal, endemias e vigilância sanitária.

172 câmeras de vigilância em 43 escolas do Piauí

Os estudantes piauienses que desejam aprender com tranquilidade e crescer na vida têm a segurança garantida pelo Policiamento Escolar. O governador Wilson Martins criou através da Lei 6.199, de 27 de março de 2012, a Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe), vinculada ao Comando de Policiamento Comunitário (Cpcom), da Polícia Militar. A Cipe comanda diretamente o programa de monitoramento por vídeo das escolas da rede pública estadual de ensino do Estado.

São 172 câmeras que estão sendo instaladas em 43 escolas, sendo quatro câmeras por escola, as quais possuem a função infravermelho, captando imagens em locais de pouca luminosidade.

"Temos o plano sistemático de rondas de patrulhamento, onde os policiais descem nas escolas para conversar com os diretores, vigilantes e alunos, com o intuito de saber sobre o dia a dia deles.

O policial não se limita a passar na frente da escola, para que possamos nos envolver diretamente com a realidade escolar e assim resolver os problemas que lá acontecem", ressalta o capitão Tiago Ribeiro, comandante do Policiamento Escolar.

Para o secretário da Educação, Átila Lira, mais do que fazer a segurança das escolas, e de todos que dependem dela, a parceria com a Polícia Militar é uma oportunidade de resgate dos valores.

"Com a perda de muitos valores familiares e sociais observamos também o agravamento das relações entre profissionais da educação e alunos, conturbando o ambiente escolar.

O Policiamento Escolar vem justamente para ajudar na conscientização da comunidade escolar sobre a importância da formação de cidadãos responsáveis e participativos", afirmou Átila.

53 novas quadras em escolas públicas serão construídas em 2013

A meta da Secretaria Estadual de Educação é que cada escola da rede pública estadual tenha uma quadra poliesportiva abrindo espaços para a prática de esporte e lazer nos ambientes escolares.

Em 2012, foram construídas mais de 40 quadras em escolas por todo o Estado. Para 2013, a meta é fechar o ano com 53 novas quadras poliesportivas sendo construídas em todo o Piauí. Todas as quadras são cobertas e com vestiário, conforme o padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde).

Ao todo, serão investidos quase R$ 8 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí. Depois de concluído o processo de licitação, o prazo para entrega das obras é de até 120 dias.

O governador Wilson Martins ressaltou os benefícios que os novos espaços trarão. "Essas quadras poliesportivas ajudam no dia a dia da escola, bem como na motivação dos alunos, professores e comunidade em geral.

É um espaço amplo e equipado para os nossos estudantes desenvolverem suas habilidades esportivas, incentivando no surgimento de novos atletas piauienses", afirmou Wilson.

O secretário Átila Lira comemorou a realização destas e de outras obras executadas na estrutura das escolas. "É uma satisfação muita grande contribuir para que os nossos estudantes tenham cada vez mais oportunidades e possam se inserir num caminho rumo ao sucesso.

Com essas quadras as escolas ganham um novo formato, dando a oportunidade de avançar cada vez mais nos trabalhos de ensino e aprendizagem dos nossos alunos", concluiu Átila.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES