Eulália Ribeiro é eleita 1a- presidente do TJ-PI em 121 anos

Eulália Ribeiro é eleita 1a- presidente do TJ-PI em 121 anos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) elegeu, por aclamação, na manhã desta segunda, dia 02, a primeira mulher para a Presidência em 121 anos de história da Corte. A desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro será empossada presidente, no dia 1o- de junho, para o biênio 2012/2014; o desembargador Fernando Carvalho Mendes foi eleito vice-presidente e o desembarbador Francisco Antônio Paes Landim Filho será o novo Corregedor.

Eulália Ribeiro afirmou que quer ser tratada como Presidente, e não Presidenta, por querer direitos iguais e não a provação de uma superioridade das mulheres sobre os homens no País. Ela pediu apoio dos demais desembargadores para conseguir êxito na difícil missão de gerir o Judiciário. ?Esse é um momento ímpar e de preoucupação por ter que substituir o presidente Edvaldo Moura que sabe representar o Tribunal de Justiça de forma que todos o respeitam e admiram. Eu quero contiuar os projetos por acreditar que a administração é impessoal e o compromisso é com o dinheiro público. A gente aprende a julgar, mas não tem curso para gerir. No entanto, vou fazer o melhor que puder. Quero ser Presidente. Nós só queremos direitos iguais ao dos homens e não provar que somos melhores?, disse Eulália.

O ainda presidente do TJ-PI, desembargador Edvaldo Moura, destacou que a sua gestão se notabiliza pelo aumento no número de processos julgados no Piauí. Ele ressalta que em 2008 foram julgados 11 mil processos nos juizados especiais e em 2011 e número subiu para 41 mil. ?Isso é impressionante. Nós conseguimos elevar e muito o número de ações julgadas nas esferas cível e judicial. Nós realizamos mutirões sem a supervisão do Conselho Nacional de Justiça, uma solução caseira que trouxe excelentes resultados. Na semana passada a Justiça Itinerante julgou 478 processos em três dias no bairro Mocambinho?, disse Eufrásio.

Pelo critério de antiguidade, os desembargadores Raimundo Eufrásio e Joaquim Santana poderiam disputar a eleição para o tríplice comando do TJ-PI. No entanto, os dois retiraram suas candidaturas em nome de um consenso que resultou na aclamação dos eleitos. A presidente eleita foi cumprimentada por todos os desembargadores presentes no Pleno. A ausência registrada foi a do desembargador Haroldo Rehem que no mesmo horário presidia sessão no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES