Falta de estrutura ‘barra’ cumprimento da Lei

Falta de estrutura ‘barra’ cumprimento da Lei

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É precária a situação das comarcas do Judiciário no interior do Piauí. A falta de estrutura e pessoal é gritante e emperra o andamento de processos em todo Estado. Picos, terceiro maior município piauiense, é um exemplo da real ausência de condições de trabalho dos membros do Judiciário. O acúmulo de processos na 3ª Vara, comandada pelo juiz Geneci Benevides, que ainda acumula a 5ª Vara, se deve a completa falta de pessoal e de estrutura física para que se faça Justiça.

Um caso emblemático envolve o assassinato do vereador Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico. Depois de nove horas da audiência de instrução e julgamento dos dois acusados no último dia 19, os interrogatórios - parte crucial do processo - tiveram que ser adiados para o dia 04 de fevereiro por falta de condições de trabalho, contrariando a sessão única como prevê a Lei. ?Uma audiência dessas é exaustiva. Não temos sequer verba para alimentação. E ainda faltavam as testemunhas de defesa e os interrogatórios. Isso faz com que a gente não tenha mais condições de trabalho?, desabafou Benevides.

O advogado Sigifrói Moreno, membro do Conselho Federal da OAB, confirma a falta de estrutura e clama pela construção de um espaço adequado para os órgãos do Judiciário em Picos. ?O fórum de Picos funciona com precariedade, se mudou o local recentemente, mas verificamos que o prédio que abriga o fórum ainda não é estruturado para tal. Existe um projeto pronto desde a gestão do então presidente do TJ-PI, desembargador Edvaldo Moura, mas ele não avançou. Por isso, a demanda processual cresce muito em Picos e se faz necessário imediatamente a construção de um espaço adequado?, disse Sigifrói.

O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), José Airton, afirmou que os juízes não têm como dar conta dos julgamentos de todos os processos por falta de estrutura e de pessoal. Das 96 comarcas, 62 estão vagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES