Heráclito Fortes é submetido a cateterismo em hospital de São Paulo

Heráclito Fortes é submetido a cateterismo em hospital de São Paulo

Avalie a matéria:
Divulgação | Ex-senador Heráclito Fortes passa por cateterismo em São Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-senador Heráclito Fortes (DEM) está se submetendo a um cateterismo neste momento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O procedimento é realizado pelo médico Pedro Lemos, sob a coordenação do médico Roberto Kalil. Em um exame de rotina foi detectado uma obstrução coronariana e por isso o político teve que se submeter ao cateterismo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Heráclito.

Por telefone, Heráclito Fortes demonstrou tranquilidade. Em 2008, o ex-senador teve que se submeter a uma cirurgia para retirada de um tumor no rim. Desde então, a cada seis meses realiza exames de rotina em São Paulo.

CATETERISMO

Cateterismo cardíaco é o conjunto de métodos de diagnóstico e tratamento cardíacos que tem em comum o fato de ser acessado o interior do coração através de um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, de 2,5 milímetros de diâmetro e 1 metro de comprimento, colocado por um vaso sanguineo periférico no braço, coxa ou pescoço. Tem como objetivo corrigir problemas em veias e artérias,como obstruções.

O médico deve estar atento com os cuidados dispensados com o paciente submetido a este exame. Algumas vezes um pigmento especial é colocado no cateter para fazer com que o interior do coração e vasos sanguíneos apareçam no raio-x. O pigmento pode mostrar se placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias. A placa é feita de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue.

O acúmulo de placas estreita o interior das artérias e pode restringir o fluxo de sangue ao coração. Quando isso acontece é chamado de doença da artéria coronária. Bloqueios nas artérias também podem ser vistos usando ultrasom durante o cateterismo cardíaco. Ultrasom usa ondas sonoras para criar imagens detalhadas dos vasos sanguíneos do coração. Os médicos podem tomar amostras de sangue e músculo cardíaco durante o cateterismo, assim como realizar pequena cirurgia cardíaca. Cardiologistas geralmente fazem o cateterismo no hospital com a pessoa acordada durante o procedimento.

Há pouca ou nenhuma dor durante o cateterismo, porém a pessoa pode sentir dolorido no vaso sanguíneo onde o médico inseriu o cateter. O cateterismo cardíaco raramente causa complicações sérias. Em geral, dura entre 30 e 60 minutos, conforme o procedimento realizado. Feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X. Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES