“IBGE é desonesto com piauienses”, diz Uchôa

“IBGE é desonesto com piauienses”, diz Uchôa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Antônio Uchôa (PDT) fez ontem uma detalhada exposição sobre a questão do litígio de terras nas divisas dos Estados do Piauí e Ceará, quando disse que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), responsável pelo levantamento que deu todas as vantagens para os cearenses, é "desonesto para com os piauienses".

Uchôa mostrou cópias de documentos ainda do tempo do Brasil Império que provam a posse da titularidade para o Piauí das terras que até hoje se encontram em situação litigiosa.

Com o título "Resumo histórico dos limites entre Piauí e Ceará", Uchôa começou mostrando cópia da carta régia assinada pelo rei Dom Manuel de 08 de janeiro de 1697.

O documento comunica aos então presidentes das províncias de Pernambuco e Maranhão sobre o verdadeiro proprietário das terras em questão. O fato se repetiu em 1760, quando um mapa deixa claro que as terras em litígio nunca estiveram em território do Ceará.

Novamente, em 1880, o governo imperial reconheceu que as terras da freguesia de Amarração, onde hoje fica o litoral piauiense, pertenciam ao Piauí, caindo por terra o argumento de que o Piauí não tinha acesso para o mar e que havia trocado aqueles 66 quilômetros com as terras onde hoje se situam os municípios de Pedro II e Buriti dos Montes que, a prevalecer a decisão do IBGE, vão perder cerca de metade de suas áreas territoriais para o Ceará.

Uchôa contou ainda que a questão voltou a ser debatida em 1920, numa conferência no Rio de Janeiro (então capital da república), com a participação de um deputado e um técnico de cada estado. Mais uma vez a decisão tomada, favorável ao Piauí, foi ignorada pelos cearenses.

Já no atual século a questão foi discutida em Teresina em março de 2009 e em Fortaleza em setembro do mesmo ano. Mais uma vez sem acordo, em 2011 o governo do Piauí encaminhou o litígio ao Supremo e o ministro Dias Toffoli repassou o pepino para o Ministério Público Federal. Pediram que o Exército fizesse o levantamento topográfico, mas os cearenses, "espertos que nem eles só", segundo o deputado Uchôa, trocaram o Exército pelo IBGE, cuja direção é composta por cearenses.

Agora, o deputado Uchôa sugere a realização de um plebiscito na área para saber com qual Estado a população quer ficar, depois de respeitadas as leis originais que demarcaram as áreas e deram a propriedade ao Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES