Juíza manda João Vicente recolher propaganda ao lado de Dilma e Lula

Juíza manda João Vicente recolher propaganda ao lado de Dilma e Lula

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por meio de uma liminar, da juíza auxiliar do TRE, Haydée Lima de Castelo Branco, o candidato a governador João Vicente Claudino tem que fazer a ?imediata retirada de circulação da propaganda eleitoral irregular divulgada através de cartazes e ?santinhos? nos quais constam a sua fotografia ao lado da fotografia do Presidente Lula e da candidata a presidência da República, Sra. Dilma Rousseff. A decisão da juíza é resultante de uma representação do Partido Social Democrata Cristão (PSDC).

Segundo a juíza, as provas juntadas aos autos, revelam a prática de propaganda irregular, uma vez que o candidato não concorre nas eleições de 2010 pela sigla do Partido ou coligação a que pertencem o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata à presidência Dilma Rousseff. ?Portanto, tratando-se neste momento apenas de provimento liminar, balizado pelo acautelamento de situação urgente e danosa, entendo necessário expedir ordem para fazer cessar a propaganda irregular divulgada?, diz a juíza. A decisão ainda alerta quanto à possibilidade de valer-se do poder polícia para inibir as práticas ilegais, relativas á propaganda eleitoral.

A representação do PSDC solicita que o candidato do PTB, João Vicente, abstenha-se de utilizar em sua propaganda a imagem ou voz do presidente Lula e da candidata Dilma, sob a alegação de que fere a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/97), causando prejuízos aos demais partidos e coligações, por isso solicita a retirada imediata da propaganda irregular divulgada por meio de cartazes e santinhos. Segundo a resolução 23.191/2009 do TSR, no seu artigo 6º ´?É permitido ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos em âmbito regional, inclusive no horário eleitoral gratuito, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional (Lei nº 9.504/97), o que não é o caso da coligação que faz parte o candidato João Vicente, que no âmbito nacional apóia como candidato a presidente José Serra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES