Lei destina 5% das vagas em obras para presos

Lei destina 5% das vagas em obras para presos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins (PSB) sancionou projeto de lei do deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB) que prevê a destinação de 5% das vagas de emprego para presos em todos os editais de licitação ou contratos diretos para a execução de obras públicas pelo Governo do Estado.

Nesta terça-feira (18), o parlamentar vai se reunir com o juiz José Vidal, responsável pela divisão de presídios, para traçar estratégias que garantam o cumprimento da lei. "O maior problema dos presos que terminam de cumprir a pena é a falta de emprego, porque eles passaram anos sem ter a Carteira de Trabalho assinada.

O que queremos é que aqueles presos que tiveram bom comportamento, que já foram reabilitados, tenham uma oportunidade para que não voltem ao mundo do crime", explicou Gessivaldo.

De acordo com o deputado, o juiz deverá selecionar os presos que têm condições de assumir as vagas. "Para que a empresa que ganhar a licitação não seja prejudicada, estamos tentando garantir a qualificação para o mercado de trabalho dentro do presídio. Já conversamos com o secretário de Justiça, Henrique Rebêlo, que se mostrou interessado na proposta", destacou.

O parlamentar acrescentou que na hipótese de não preenchimento da cota de 5%, as vagas voltam aos candidatos comuns. "Se o preso não estiver capacitado, não assumirá". Gessivaldo anunciou ainda que procurará a OAB para viabilizar o cumprimento da lei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES