MP se divide em grupos e define atuação diante de protestos no Piauí

MP se divide em grupos e define atuação diante de protestos no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Estadual realizou ontem reunião para definir a atuação do órgão em meio as manifestações populares que se espalham por todo Piauí. A Procuradora Geral Zélia Saraiva comandou o encontro e elegeu quatro áreas prioritárias, de acordo com as principais reivindicações das ruas: educação, saúde, segurança e transporte pú-blico. Os temas pautaram oficinas para definição das estratégias que a instituição adotará frente as manifestações populares que têm mobilizado todo o País.

Os procuradores e promotores apontaram os principais problemas, apresentando propostas para intensificação do trabalho do Ministério Público. ?Este encontro foi convocado ainda antes da rejeição da PEC 37, pois entendi, junto com a Corregedoria, com meus assessores, com as coordenadoras dos Centros de Apoio e com a representação classista, que a postura da sociedade nas ruas em defesa do Ministério Público exigia uma atitude pró-ativa de todos nós. Entendo que precisamos, de forma una e alinhada, sairmos de nossos gabinetes, mais do que nunca, em defesa desta sociedade?, declarou Zélia Saraiva.

Os debates sobre educação foram conduzidos pela promotora Cléia Fernandes. Receberam ênfase os aspectos relacionados à estrutura física das escolas, à valorização dos profissionais da educação, à criação dos conselhos sociais de educação e à garantia do ingresso e permanência das crianças na escola. As discussões sobre atuação na área de saúde foram articulados pela promotora Cláudia Seabra, e giraram em torno do fortalecimento do Conselhos Municipais de Saúde e do fornecimento de medicamentos de atenção básica para a população.

O tema do transporte público foi apresentado por Janaína Aguiar, que enfatizou a necessidade de melhorias estruturais, e ainda tratou sobre a municipalização do trânsito. A garantia de um transporte público acessível também foi contemplada. No painel sobre segurança, conduzido por Luzijones Façanha, foi discutido o controle externo da atividade policial, o combate ao crime organizado e a proteção às crianças e adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES