Mulheres são eleitas para 12% das prefeituras

Mulheres são eleitas para 12% das prefeituras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A eleição municipal do último domingo, dia 07, revelou um avanço no número de mulheres no comando de prefeituras em todo Brasil. Elas conquistaram 663 prefeituras, representando 12,03% do total de prefeitos eleitos. No Piauí, 25 mulheres foram eleitas para o cargo de prefeita. O número corresponde a 11,16% do total e repercute o espaço que o sexo feminino tem ganhado na sociedade. Com diferentes índices de escolaridade (professoras, médicas, comerciantes, enfermeiras, agente administrativo), elas vão gerir municípios e carregam a responsabilidade de continuar promovendo o respeito à mulher.

Esta foi a primeira eleição municipal com a vigência da lei 12.034/2009. A lei estabelece que ?cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo?. Com a medida, mais mulheres estão sendo incentivadas a concorrer às eleições.

Nas capitais brasileiras, somente uma mulher foi eleita. Teresa Surita (PMDB), candidata em Boa Vista (RR) conquistou a prefeitura com 39,26% (57.066 dos votos válidos vencendo os candidatos Mecias de Jesus (29,02%), Telmário Mota (21,06%) e Roberto Dagon (10,66%).

Na divisão por Estado neste ano, o maior número de mulheres prefeitas está em Minas Gerais: são 71, que governarão 8% das 847 cidades mineiras que já decidiram seu resultado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES