Nova Potycabana abre espaço para prática de esportes, passeio, cultura e aprendizado em Teresina

Nova Potycabana abre espaço para prática de esportes, passeio, cultura e aprendizado em Teresina

Crianças e adultos se divertem na Nova Potycabana | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os piauienses ganharam no mês de maio um moderno parque urbano com diversas possibilidades de uso criando um novo jeito de viver em Teresina. É a Nova Potycabana.

O local, situado à margem do rio Poti, na zona Leste da capital, tem amplo espaço para a prática de esportes [inclusive atividades até então pouco usuais como skate e badminton], para passeio [caminhadas e piquenique], para a cultura [shows e oficinas], e ainda para o aprendizado com um local onde funciona o clube da leitura de Teresina.

A Nova Potycabana foi a primeira das grandes obras entregue em Teresina pelo Governo do Estado. A obra custou R$ 5,5 milhões aos cofres do Tesouro Estadual e conta com 43 mil metros quadrados de área e oito quadras esportivas, sendo duas de badminton, duas poliesportivas, duas de futebol/vôlei de areia, uma de futebol society e outra de tênis, além de mesas para prática de jogos de tabuleiro, como xadrez. Também há duas pistas, uma de ciclismo e outra para caminhada, com 1.500 metros, cada.

A pista de skate na modalidade street, projetada sob a orientação da Associação Teresinenses de Skate (ATS), simula obstáculos de rua e credencia o parque a sediar eventos do esporte. A Federação de Tênis de Mesa do Piauí e a Associação de Badminton do Grande Dirceu vão sediar grandes competições na Nova Potycabana.

O parque conta com espaço para crianças, praça de alimentação, quiosque e estruturas para receber shows e apresentações culturais e está dotada de acessibilidade para facilitar a circulação das pessoas com deficiência. Os banheiros são adaptados, rampas estão instaladas em todas as áreas e barras de apoio colocadas nas entradas.

O parque também investiu em segurança e arborização. A área verde passou de 7 mil metros quadrados para 15 mil metros quadrados. A conectividade é garantida com três pontos de wi-fi, com capacidade total de acesso a internet simultâneo para 600 pessoas.

?A Nova Potycabana é um sonho realizado. O meu maior desejo é ter sabedoria, força e saúde para continuar transformando em realidade os sonhos do povo do Piauí.

Fui à Potycabana nas comemorações do aniversário da Polícia Militar, na exposição de carros antigos e na abertura de um extenso calendário de atividades durante as férias, que agregou a sociedade teresinense num lugar bonito e repleto de atividades.

A Nova Potycabana é um palco de grandes eventos do Piauí. De fato, este é um espaço que faz bem a Teresina?, disse o governador Wilson Martins.

PASSARELA

O Governo do Estado irá construir uma passarela sobre o rio Poti, ligando as avenidas Marechal Castelo Branco e a Raul Lopes. A obra beneficiará os pedestres que fazem a travessia entre as duas avenidas pela ponte Juscelino Kubitschek. Segundo o assessor especial da Secretaria do Planejamento (Seplan) para Projetos Especiais, Roberto Monteiro, a passarela reduzirá em 1,5 km a distância entre as duas avenidas.

?Além de encurtar distâncias a passarela será mais uma peça na arquitetura de Teresina, assim como as demais pontes sobre o rio Poti. Um compromisso grande é com a segurança dos pedestres, com boa iluminação?, disse.

A passarela terá entre cinco e seis metros de largura com um alargamento no centro (belveder) para que as pessoas possam contemplar o cenário. A passarela está em fase de elaboração de projeto e sua obra entrará em breve em fase de licitação.

45 mil curtiram as férias no novo espaço de lazer

A diversão e a alegria preencheram os espaços da Nova Potycabana durante toda a programação de férias no último mês de julho em Teresina. No último fim de semana de atividades o parque bateu o seu recorde de visitações, com cerca de 15 mil pessoas.

O parque sediou competições de futsal, circuito de skate, slackline, oficinas de arte, clubinho da leitura, atrações circenses e a peça infantil Umas e Outras de João Trancoso.

Ao todo, cerca de 45 mil pessoas frequentaram a Nova Potycabana durante os quatro fins de semana de programação de férias, o que equivale a uma média de 11.250 visitantes por fim de semana. Para o superintendente do parque, Francisco Mota, as competições foram um sucesso.

"Inicialmente, os torneios seriam realizados apenas no sábado e no domingo, mas como a procura foi muito grande, iniciamos as competições já na sexta.

As atividades esportivas foram muito tranquilas e tiveram o apoio das federações e associações de esportes, o que deu mais credibilidade às competições", explicou Mota.

CLUBINHO DA LEITURA - O espaço do clubinho de leitura foi um sucesso de público durante os fins de semana de férias na Potycabana. No local, o universo dos livros esteve disponível para deficientes visuais e auditivos, através de instrutores e livros em braille, para os deficientes visuais, e a garantia da contação de histórias com intérprete em libras, para os deficientes auditivos.

A imaginação da criançada rolou solta no clubinho, que teve como intuito fomentar o interesse pela leitura e a inclusão social.

EQUILÍBRIO E RAMPAS - O Slack Sound, evento de slackline, foi um sucesso, de acordo com a organizadora Andréia Rocha. "Pessoas de todas as idades participaram e tivemos até uma deficiente visual praticando. O teresinense já abraçou a prática do slackline e o esporte já possui um espaço fixo na Potycabana", pontuou.

A modalidade vem ganhando novos adeptos como a estudante Lara Maria, de 11 anos, que praticou slackline pela primeira vez no último fim de semana. "Eu nunca tinha feito isso, mas gostei bastante e pretendo vir outras vezes", afirmou.

PEÇA INFANTIL - Vários personagens e diferentes histórias povoaram o palco da Nova Potycabana. Uma das peças foi "Umas e Outras de João Trancoso", da companhia piauiense de teatro Pé de Moleque.

O espetáculo contou a história de quatro causos nordestinos sendo narrados por João Trancoso e chamou a atenção de todos na Nova Potycabana.

CRIATIVIDADE DO PIAUI-ENSE - As riquezas do artesanato piauiense ganharam um lugar para serem apresentadas com exposição e venda de peças, através do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart).

Também foram apresentadas as oficinas de cerâmica, escultura em madeira e bijuteria que estimularam a criatividade e fizeram muito sucesso, principalmente com as crianças.

Wilson vai construir novo parque na zona Sul

O governador Wilson Martins autorizou a realização de licitação para a construção de parque para prática de esportes e lazer na Vila Nova Parnaíba, localizada no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina. O parque contará, entre outros equipamentos, com pistas de cooper e ciclismo, seis quadras esportivas, skate park, anfiteatro.

O investimento é estimado em R$ 6 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

O projeto do parque prevê: pistas de caminhada, corrida e ciclismo, skate park, duas quadras de vôlei de areia, duas quadras de badminton e duas quadras poliesportivas, anfiteatro, lagoa, mirante, parque infantil, praças, áreas verdes, restaurante e quiosques.

"Será uma área para a prática esportiva, a convivência, o lazer, como a Nova Potycabana. Lá as pessoas vão poder praticar esportes com segurança, passear com a família", explicou o governador Wilson Martins, que encomendou o projeto à Secretaria Estadual das Cidades.

Deverão ser realizadas intervenções como aterramento da lagoa Vila Nova Parnaíba, drenagem de águas servidas e das chuvas. Segundo José Barros Sobrinho, diretor da Unidade de Programas, Projetos e Obras da Secid, já estão em andamento os procedimentos para o licenciamento ambiental da obra.

Segurança constante garante tranquilidade aos teresinenses

A segurança da Nova Potycabana tem sido elogiada pelos visitantes do parque em Teresina. A segurança do espaço é feita diariamente por agentes de portaria e por policiais militares.

A sociedade tem contribuído para a segurança do parque, de acordo com o superintendente da Nova Potycabana, Francisco Mota. "Os visitantes da Potycabana contribuem muito para a segurança, pois nos dão sugestões e colaboram quando acontece algum problema, por exemplo, quando uma criança se perde dos pais", pontuou.

Ainda segundo o superintendente, a segurança das crianças é priorizada. "Os nossos agentes de segurança não permitem que uma criança saia sozinha do parque e caso ela esteja com algum adulto em atitude suspeita o mesmo é abordado", disse Francisco Mota.

Diariamente dez agentes de portaria estão lotados no parque, mas quando cresce a demanda de eventos esse número chega a 15.

O contingente policial presente diariamente no parque é reforçado aos fins de semana e também em eventos. "Todos os dias, um oficial fica responsável pela segurança do local, além dos policiais que circulam pelo parque.

Aos fins de semana esse número dobra e de acordo com a demanda de um evento a segurança também é reforçada", esclareceu o tenente Carlos, comandante da Segurança da Nova Potycabana.

Parque se torna referência em inclusão social no Piauí

A Nova Potycabana foi o palco escolhido para receber as comemorações pela passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no último sábado, dia 21.

O evento foi aberto com a presença do secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, do presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), Mauro Eduardo, além de representantes de diversas entidades, como Aste, Apae, Adeft, Acep e Ama.

Hélder Jacobina destacou que as atividades referentes ao Dia de Luta representam o reconhecimento pelas conquistas que já foram alcançadas nessa área.

"É importante comemorar datas como esta, pois são momentos que servem também de reflexão, de avaliação, dos pontos em que avançamos e dos que ainda temos que avançar.

E hoje estamos promovendo essas atividades esportivas e culturais, como forma também de incluir e proporcionar lazer para pessoas com diversos tipos de deficiências", informou.

No período da manhã, foram realizadas as atividades esportivas, que incluíram futsal, basquete, vôlei, badminton e tênis de mesa. No final da tarde, a partir das 17h, os atletas receberam as premiações de cada modalidade esportiva e para participarem de atividades culturais.

No início da manhã também foi realizada uma seção de equoterapia, com uma equipe do Pelotão de Polícia Montada da Polícia Militar do Estado do Piauí, que fez o passeio com várias crianças com deficiência.

De acordo com Mauro Eduardo, presidente do Conede-PI, projetos como este que estão sendo desenvolvidos na Nova Potycabana, que englobam o esporte, são importantes para promover também a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

"Já temos vários atletas com medalhas em competições nacionais, seja no nível profissional ou amador, e isso é importante, mas hoje o objetivo é proporcionar um momento de lazer e incentivar a prática esportiva num espaço apropriado, como é a Nova Potycabana", disse.

Circuito The Amo reúne mais de 800 pessoas

Mais de 800 pessoas participaram do Circuito The Amo de Corrida de Rua, evento organizado pelo Governo do Estado, que marcou as comemorações dos 161 anos da cidade de Teresina. O percurso The Amo aconteceu na Avenida Raul Lopes, com largada e chegada na Nova Potycabana.

Os participantes se dividiram entre dois percursos: o de 5 km e o de 10km. Chamou a atenção dos organizadores a grande procura de pessoas da terceira idade interessadas em participar da corrida. "Houve uma procura muito grande de interessados no Circuito.

Mas, o que chamou nossa atenção, foi a grande procura de pessoas da terceira idade", disse Maysa Portela, superintendente de Saúde da Nova Potycabana.

Todos os primeiros, segundos e terceiros colocados das categorias Feminino e Masculino dos percursos de 5km e 10 km, foram premiados respectivamente com os valeres de R$ 1.000,00, R$ 600 e R$ 400.

Para o coordenador de Comunicação do Estado, Fenelon Rocha, o evento foi uma homenagem que o Governo do Estado preparou para a cidade de Teresina.

"O Circuito The Amo de Corrida de Rua, aconteceu com bastante êxito, no local não registramos nenhuma ocorrência. Os mais de 800 participantes, comprovaram o sucesso que foi o evento, que de um presente para Teresina, ficará marcado no calendário da cidade," conclui.

Governo investe e instala novos brinquedos na nova Potycabana

A Nova Potycabana já ampliou, desde a sua inauguração, a sua área de recreação para as crianças de Teresina. O espaço, que já entrou na rotina dos teresinenses de todas as idades por ser uma opção de lazer, recebeu, dois novos brinquedos no início de setembro para a criançada entre 2 a 12 anos. Os brinquedos estão localizados no playground do parque.

A revitalização da Potycabana faz parte da política da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) voltada para oferecer, aos piauienses de uma forma geral e à população da capital, mais lazer e recreação.

"Quem ganha com estes investimentos é a população. Os pais têm um lugar seguro para levar os filhos, com brinquedos conservados, em um local arborizado", disse o administrador do Parque, Jonson Nunes.

Até o final de setembro, a Potycabana vai receber mais um grupo de brinquedos, dentre eles estão: balanços duplos com dois bancos, gangorras com assentos de madeira, um escorregador gangorra e amarelinhas que serão espalhadas por todo o Parque. A Nova Potycabana funciona todos os dias, de 5h às 22h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES