“Novo modelo do Nordeste sinaliza o caminho do Brasil“, diz ministro Roberto Mangabeira Unger

Ministro destaca papel estratégico do Nordeste no novo modelo de desenvolvimento do país e relata propósito do ajuste fiscal e Pátria Educadora

Ministro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, entende que o Nordeste deve aproveitar sua criatividade empreendedora e cultural para estabelecer um novo modelo de desenvolvimento para a região que ajude a sinalizar um caminho para o Brasil. Mangabeira está hoje em Teresina participando de reunião com o governador Wellington Dias (PT) para discutir o Piauí no planejamento do Governo Federal.


Jornal Meio Norte - O PIB do Nordeste cresceu 3,7% e o PIB do Sudeste caiu 0,8% em 2014, enquanto o PIB do Brasil cresceu apenas 0,1%, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central. A que se deve essa inversão entre Nordeste e Sudeste? Investir no Nordeste é o caminho para o Brasil voltar a crescer?

Mangabeira Unger - Trinta por cento dos brasileiros vivem no Nordeste. Entretanto, o Nordeste não tem uma estratégia de desenvolvimento desde a época de Celso Furtado. A velha concepção de política regional é a de compensações para o atraso relativo – não funciona, não é a melhor ideia. O melhor conceito da política regional é que ela se destina a acalentar vanguardas e vanguardismos alternativos do país: identificar os agentes que já existem, vir ao encontro deles e provê-los de instrumentos e de oportunidades. Por exemplo, os empreendedores emergentes do semiárido nordestino. Hoje, o Nordeste vive uma explosão de criatividade empreendedora e cultural. Nós temos de aproveitar toda essa energia humana organizando um novo modelo de desenvolvimento para o Nordeste, que ajude a sinalizar um caminho para o país.

JMN - Qual o potencial energético e mineral do Nordeste e Norte? Quais as ações que devem ser prioritárias para a exploração dessas riquezas?


MU - O Nordeste tem vasto potencial energético e mineral não aproveitado. Eu dou o exemplo das reservas de potássio e fosfato que podem servir para a produção de fertilizantes. Nós precisamos atuar de maneira imaginativa e audaciosa, sem preconceito ideológico: experimentar o empreendimento público dentro das regras de mercado e, ao mesmo tempo, atrair o capital privado dentro de um marco regulatório novo.

JMN - Em que contexto estratégico o Piauí está inserido no planejamento do governo federal para o desenvolvimento do país?

MU - O Piauí é um exemplo concentrado do dinamismo nordestino: no litoral, no semiárido e na fronteira agrícola do sul. O que falta agora é organizar esta energia humana, é construir um novo modelo econômico, baseado em coordenação estratégica descentralizada entre os governos e os pequenos e médios empreendedores, e concorrência cooperativa entre esses empreendedores. Quando digo concorrência cooperativa, quero dizer que os pequenos e médios empreendedores podem concorrer entre si e cooperar ao mesmo tempo, ganhando, pela cooperação, acesso à economia de escala. O Piauí tem condições extraordinárias para assimilar um choque de ciência e tecnologia que assegura a qualificação dos produtores emergentes.

JMN - Há hoje um esforço coletivo diante do ajuste fiscal do governo. Que medidas e ações o país e o Piauí devem tomar para responder ao ajuste?


MU - O ajuste fiscal por que passa o país não é uma agenda de desenvolvimento; é hoje uma preliminar indispensável a uma agenda de desenvolvimento. Não fazemos o ajuste fiscal para ganhar confiança financeira, fazemos o ajuste fiscal para não depender da confiança financeira. O ajuste vai exigir grande disciplina, porque impõe uma maior escassez de recursos. Mas o recurso mais escasso no Brasil não é dinheiro, são ideias, ideias capazes de inspirar inovações institucionais. O Nordeste hoje está aberto às inovações institucionais. Mais do que uma fronteira agrícola, é uma fronteira de experimentalismo institucional.

JMN - O senhor é um dos coor-denadores do projeto Pátria Educadora e da reforma na educação, bandeiras do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Quais são os pontos estratégicos desses projetos e como se dará sua aplicação pelo governo?

MU - O projeto prioritário do governo e do país, hoje, é a qualificação do ensino básico. O Brasil é uma grande anarquia criadora, mas nós vestimos uma camisa de força, um sistema de ensino vidrado em decoreba e enciclopedismo raso, que é a negação dos nossos pendores. Agora, nós temos de organizar o ensino em torno das capacitações analíticas centrais, interpretação de texto e raciocínio lógico – mas, ao mesmo tempo, enfrentar as inibições precognitivas que uma grande parte dos alunos sofre para dominar essas capacitações analíticas. Capacitações de comportamento, de disciplina e de cooperação. Esta grande reorientação curricular e pedagógica tem de ser preparada pela organização da cooperação federativa em educação. E exige, para ser eficaz, todo um conjunto de iniciativas destinadas a qualificar o professorado. É sobre esta grande temática que trabalhamos hoje no governo.

JMN - O senhor faz sua primeira visita ao Piauí nessa nova presença no comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos, mas já firmou parcerias importantes nas gestões anteriores com o governador Wellington Dias. Qual foco para o novo momento? Que tipo de cooperação com o governo federal deve ser prioritária para o Piauí?

MU - Eu ocupei, entre 2007 e 2009, esta mesma pasta (de Assuntos Estratégicos) – eu fui o primeiro ocupante. Entendo que a minha tarefa não é apenas assessorar o plano do governo que está atualmente no poder. A minha tarefa é ajudar a construir um projeto de Estado que ganhe apoio majoritário no país e se imponha a futuros governos. O eixo desse projeto, hoje, é organizar no país um produtivismo includente e uma capacitação das maiorias. Portanto, é um projeto focado não apenas no consumo e na demanda, mas também – e sobretudo – na produção e na oferta. Um projeto que tem por objetivo organizar a democratização das oportunidades econômicas e educacionais. O Piauí, com seu extraordinário dinamismo empreendedor e cultural, pode atuar como uma vanguarda no Nordeste e também do país.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES