Petrobras financia quase 2 mil cisternas no Piauí

Petrobras financia quase 2 mil cisternas no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras acertou parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a construção de 20 mil sistemas de captação e armazenamento de água para produção em 210 municípios do Semiárido.

O investimento total será de R$ 200 milhões, em 12 meses. No Piauí, serão 21 municípios beneficiados com a construção de 1.917 cisternas. O contrato é uma resposta ao convite feito pelo ministério a empresas e instituições, para integrarem ações do Plano Brasil Sem Miséria.

Serão desenvolvidos quatro tipos de sistemas de captação e armazenamento de água da chuva: cisternas-calçadão, cisternas de enxurrada, barreiro-trincheira e barragens subterrâneas.

Todas elas são tecnologias simples, de baixo custo, fáceis de serem implantadas e já adaptadas às condições de vida da população rural do Semiárido. Para a execução do projeto, 1,3 mil pedreiros serão capacitados em técnicas de construção destinadas à captação de água da chuva.

A escolha das famílias que receberão os sistemas vai priorizar as que têm renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa, localizadas na zona rural, com crianças de até seis anos ou com crianças e adolescentes matriculados e frequentando a escola.

Também serão consideradas famílias integradas por adultos com idade igual ou superior a 65 anos, por pessoas com deficiência e que tenham mulheres como chefes de família. Entre as condições técnicas, serão analisados aspectos relacionados à área disponível, características geológicas e de solos.

?A melhoria das condições de convivência com a seca é um desafio que exige a participação de todos e a Petrobras dá exemplo de comprometimento com o país e com a população mais vulnerável, investindo nesta ação?, afirma o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

A construção de tecnologias sociais de captação de água para produção integra o eixo de inclusão produtiva rural do Brasil Sem Miséria. A meta do governo federal é implantar 64 mil sistemas desse tipo até 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES