Piauí pode fazer parceria com Madri para tratar resíduos

Piauí pode fazer parceria com Madri para tratar resíduos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A experiência da Comunidade de Madrid na revitalização e proteção ambiental e também na coleta e tratamento de resíduos deverá motivar uma parceria entre a região autônoma espanhola e o Governo do Piauí. Com esse objetivo, o governador Wilson Martins esteve reunido no terceiro e último dia de programação na capital da Espanha. O encontro aconteceu na Secretaria do Meio Ambiente e Ordenação Territorial, com a presença do secretário Borja Sarasola e diversos assessores.

A Comunidade de Madrid é uma macrorregião com diversos municípios, entre eles a capital espanhola e cidades do entorno, como Getafe, Leganés e Alcalar de Henares. Essa comunidade tem uma das melhores experiências em coleta e tratamento de resíduos, tanto na área urbana quanto na rural. Há a disposição do governo autônomo em disseminar essa experiência, como forma de estreitar as relações com parceiros importantes, como o Brasil.

?É uma experiência rica que pode nos ajudar muito?, disse o governador do Piauí, lembrando que os municípios brasileiros têm até o meio deste ano para formalizarem um plano para destino e tratamento dos resíduos sólidos.

Borja Sarasola reafirmou sobretudo a importância de um trabalho de natureza educativa. A Embaixada do Brasil em Madrid se colocou como canal para manutenção do diálogo entre os interesses do Piauí e a busca de parcerias com a comunidade autônoma.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO - Sobre a questão ambiental, o Governo do Piauí e representantes da Comunidade de Madrid discutiram alternativas para cooperação entre as duas partes. O Piauí é um dos estados com maior percentual de área preservada do Brasil, chegando a 13% do seu território. No caso de Madrid, o percentual protegido passa de 40%, embora em situação distinta: muitas vezes a proteção é para uma certa atividade produtiva, como a criação de gado.

Em termos de área intocada, o Piauí tem mais que a Espanha. Mas há na experiência espanhola ações que conciliam a produção com a proteção ambiental. ? Piauí tem pressa para crescer, mas não pode matar sua galinha dos ovos de ouro que é esse território com possibilidades naturais fortes e diversificadas. Queremos crescer, mas conciliando crescimento com respeito ao meio ambiente?, observou Wilson Martins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES