Piauí reduz extrema pobreza pela metade em dez anos

Piauí reduz extrema pobreza pela metade em dez anos

Reunião entre a deputada estadual Rejane Dias e o coordenador do plano Mais Viver | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) indicam que o Piauí entre 2000 e 2010 reduziu pela metade o número de pessoas em extrema pobreza no Estado, ou seja, que vivem com renda mensal per capta de R$ 70. A informação foi repassada pelo coordenador do plano Mais Viver, versão piauiense do Brasil sem Miséria, César Fortes, à deputada estadual Rejane Dias, que vai presidir a Frente Parlamentar Piauí Sem Miséria, que tem o objetivo de auxiliar as ações dos dois programas no Estado.

?Há uns dois meses fomos informados pela SAE que em 2000 tínhamos cerca de 40% da população em extrema miséria e, em 2010, estamos com cerca de 21% nesta situação. Esta, para mim, é a maior conquista que qualquer Estado pode promover. Então fomos convocados em Brasília para explicar como conseguimos estes resultados?, declarou César Fortes.

Segundo ele, o fenômeno ocorreu principalmente devido ao controle da inflação, ganhos reais no salário mínimo e os programas de transferência de renda, que injetaram muitos recursos no mercado interno, fortalecendo a economia como todo, e promovendo milhões de pessoas a uma situação econômica melhor. Investimentos maciços do Estado, como os programas de habitação, estradas ou apoio à agricultura familiar e em larga escala, também contribuíram para acelerar o crescimento. No Piauí as informações podem ser comprovadas pelo crescimento do PIB, que em 2008 foi o maior do Brasil, com 8,6, e em 2009, foi o segundo maior, com 6,3.

Fortes esteve reunido na manhã de hoje (30) com a deputada estadual Rejane Dias para explicar o planejamento do Mais Viver e como a Frente Parlamentar poderá auxiliar na execução do programa.

?Nós devemos nos reunir periodicamente para receber as solicitações da coordenação do Mais Viver e discutirmos como a Frente poderá ajudar para a integração dos órgãos que compõem o programa no Estado e sua melhor execução, através de seus três eixos: transferência de renda, serviços públicos e inserção produtiva. Temos que unir todas as forças para cumprir a nova meta, agora do Governo Wilson, que é reduzir até 10% a extrema pobreza no Estado. Vamos pra frente?, comentou Rejane Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES